Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, segue intensificando as políticas de incentivo aos empreendedores. Nesta segunda-feira, 30, recebeu em seu gabinete membros da Associação Gurupiense de Apicultores e Meliponicultores, Criadores de Abelhas APIS Melífera e Abelhas Nativas Brasileiras (AGAME), e assinou o termo de cessão de um imóvel do município onde será instalada uma Casa do Mel e realizadas atividades produtivas da Associação.

A área cedida pela Prefeitura está localizada no bairro Parque Nova Fronteira e possui 1.981,99 m². No local já existe uma estrutura antiga e que está desativada. O local passará por uma reforma que também contará com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. O intuito da AGAME é instalar no espaço uma Casa do Mel, uma marcenaria para fabricação das colmeias, uma sala para processamento de cera e uma sala administrativa.

A prefeita Josi Nunes frisou que um dos focos da sua gestão tem sido estimular e facilitar a vida de quem quer empreender e gerar riquezas para a cidade. “Nosso objetivo é desburocratizar e acelerar os processos de quem quer empreender, para que as atividades comecem o mais rápido possível. E fico muito feliz de ver que em cada ação que fazemos aqui no gabinete estimulando o empreendedor, estamos fomentando o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para Gurupi”, afirmou.

O vice-presidente da AGAME, Sérgio Nascimento, relatou que há mais de 15 anos os apicultores e meliponicultores buscam incentivo do poder público, porém, sem nenhuma resposta concreta. Mas que agora na gestão da prefeita Josi Nunes, conseguiram o apoio necessário e efetivo para o crescimento da Associação.

“Há muitos anos os apicultores vêm pleiteando junto à Prefeitura um espaço para desenvolver as atividades da Associação, podendo trazer para o município mais apicultores da região Sul do Estado. Há 20 anos havia uma Associação que foi encerrada por falta de espaço e de apoio. E agora, juntamente com a prefeita Josi Nunes, conseguimos esse imóvel e o nosso objetivo agora é ampliar as atividades e o número de apicultores”, disse o Vice-presidente.

A diretora municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino, destacou que o apoio da Prefeitura é fundamental para o fortalecimento desta área produtiva. “Na gestão da prefeita Josi Nunes, recebemos esse grupo de apicultores e meliponicultores, e demos suporte a eles, estamos cedendo um imóvel e também colocamos eles em contato com o Senai, onde serão enquadrados no programa ‘Tocantins Mais Produtivo’, para terem consultorias sobre a industrialização do mel e, com isso, vão fortalecer a cadeia produtiva e gerar mais empregos em nossa cidade”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi