Cultura e Turismo|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, com o objetivo de ampliar o leque de atrações do Carnaval de Gurupi 2023 e valorizar os artistas locais, participou de uma reunião com músicos gurupienses para definir a participação de todas as bandas locais na programação carnavalesca da cidade. O encontro foi realizado na manhã deste sábado, 21, no Centro Cultural Mauro Cunha.

Na ocasião, a prefeita Josi Nunes destacou que a participação de todas as bandas de Gurupi no Carnaval da cidade já estava prevista na programação desde o início, e que o encontro serviu para definir os últimos detalhes para a confirmação da presença de todas as atrações locais. A Prefeita reforçou sua abertura ao diálogo, bem como a parceria da gestão para contribuir com o fortalecimento da classe artística nesta retomada do setor após o período de restrições da pandemia.

“Os músicos tinham algumas dúvidas com relação ao edital que foi publicado e me procuraram. Nós marcamos esta reunião, dialogamos, pontuamos cada item do edital e tiramos todas as dúvidas que eles tinham em relação ao Carnaval de Gurupi. Fizemos uma relação bastante harmoniosa, com consenso, acatamos sugestões dos músicos e eles entenderam a posição da prefeitura. Agora, unidos, vamos fazer o melhor Carnaval do Norte do Brasil”, afirmou a Prefeita.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Amanda Costa, explicou aos músicos que o edital de chamamento público visa dar maior agilidade e facilidade para o trâmite administrativo do processo de pagamento das bandas. “A função do edital é desburocratizar e acelerar o trâmite de pagamento do processo. Ao invés de fazermos 20 ou 30 processos separados, vamos fazer apenas um, então conseguimos agilizar o pagamento. E os músicos entenderam isso e a intenção é que todo mundo participe da festa, preste seu serviço e que isso seja feito tudo dentro da legalidade”, disse.

Os músicos presentes agradeceram a prefeita Josi Nunes pela forma humanizada a qual conduziu a reunião e pela iniciativa da gestão de esclarecer as dúvidas e incluir todos na programação.

“Foi bem produtiva a reunião e serviu para esclarecer alguns pontos que nós tínhamos dúvidas. Agora entendemos qual o intuito da gestão quanto ao edital publicado e isso vai facilitar a participação de todos. Foi uma forma muito humana da prefeita Josi de ajudar e fazer questão da participação de todos os músicos que após o período de pandemia precisam muito dessa retomada nos eventos”, destacou o cantor Rafael Barbosa.

A cantora Jane da Banda Skema do Brasil se mostrou grata com a atenção aos músicos locais e ansiosa para tocar na Avenida e animar os foliões. “Foi incrível nossa reunião. Ficou tudo esclarecido e resolvido. A administração ficou satisfeita e nós músicos estamos com sorriso de orelha a orelha. Para nós está tudo resolvido, agora é partir para a alegria e esperar o dia 17 para a folia começar com tudo na Avenida”, relatou.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores André Caixeta, Jair do Povo e Ronaldo Lira, além do secretário municipal de Governo, Sergio Marques (Soró), e o controlador-geral do Município, Thiago Costa.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi