Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Está na hora de voltar para Escola! As aulas da Rede Municipal de Ensino de Gurupi iniciam nesta segunda-feira, 23, para cerca de 8 mil alunos nas 23 escolas do município (22 na Zona Urbana e 1 Rural) e 3 conveniadas. Nas últimas semanas, a equipe da Secretaria da Educação organizou a entrega dos produtos da Alimentação Escolar, abastecendo todas as cantinas das 23 escolas, garantindo a merenda nesse retorno. Além disso, também foram entregues materiais de expediente e de limpeza.

“Tudo está organizado para receber nossos alunos. É uma nova etapa que estamos vivendo na educação. Professores, Diretores, Profissionais de Apoio, Merendeiras, ASG, equipe da Secretaria, todos alinhados para o início do ano letivo de 2023. Queremos e estamos fazendo o melhor para a nossa comunidade, investindo e cuidando com carinho da nossa educação”, comentou o Professor Davi Pereira Abrantes, Secretário da Educação.

Para o ano de 2023, a Secretaria da Educação deve entregar às Escolas, novos equipamentos como computadores, mobiliários para educação infantil e aparelhos de ar condicionado, que foram adquiridos ainda em 2022, para a melhoria na qualidade de ensino do município.

Itinerário Recepção dos Alunos

A prefeita Josi Nunes seguirá em comitiva com os demais secretários para realizar a recepção dos alunos, pela manhã, em todas as unidades de ensino. O itinerário da Prefeita inicia no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Divina (Jardim dos Buritis), por volta das 7h da manhã, em seguida a comitiva segue para Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim (Jardim dos Buritis), Centro Municipal de Educação Infantil Oneide de Sousa Coelho (Campo Bello), Escola Municipal Ulisses Guimarães (Parque das Acácias), Escola Municipal Lenival Correira Ferreira (Alto da Boa Vista) e encerra no Centro Municipal de Educação Infantil Josué Alves Moreira (Jardim Medeiros).

Formação e Posse dos Diretores

Na última segunda-feira, 16, os professores foram recepcionados pela Prefeita Josi Nunes, o Secretário da Educação, Davi Pereira Abrantes, vereadores e também representantes da Unirg e Sebrae. O evento contou com a participação de mais de 500 professores da rede municipal de ensino, e os diretores escolares que foram apresentados à comunidade e solenemente empossados na função para o biênio 2023/2024.

Foto: Teixeira Fotografias

Já na terça-feira, 17, os professores passaram pela primeira formação do ano, onde puderam participar de oficinas de atividades práticas de Língua Portuguesa (1º ao 9º ano), para crianças da educação infantil, ainda analisaram os dados do simulados do Aprova Brasil (2º, 3º e 4º bimestres do ano passado) e também tiveram a oportunidade de conhecerem os livros Pitanguá da Educação Infantil (Maternal I e II, Pré I e II).

Foto: Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Calendário Escolar

O calendário escolar do ano de 2023, para o ensino regular e EJA, foi definido em um trabalho em conjunto da Secretaria da Educação com os professores, coordenadores pedagógicos e também o Conselho Municipal de Educação. Serão ao todo 200 dias letivos, com início no dia 23 de janeiro, férias em julho, 12 dias de recesso, 11 feriados e encerramento das aulas no dia 22 de dezembro. O início das aulas da Educação de Jovens e Adultos, acontece a partir do dia 30 de janeiro, com aulas no período noturno, na Escola Municipal Odair Lúcio.

Foto: Fabíola Sélis – Ascom Semeg