Administração|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, com o objetivo de ofertar um serviço mais ágil na busca por documentos importantes para o cidadão, iniciou a implantação do Arquivo Público Municipal, que será instalado no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado às margens da BR-242.

O secretário municipal de Administração, Ulisses Barbosa, afirmou que este avanço permitirá um processo de gestão documental eficiente e moderno. Com isso, o município permite atender com mais agilidade as demandas sobre dados relacionados a diversas áreas como administração, planejamento e finanças, educação, meio ambiente, dentre outras pastas.

“Com a implantação do Arquivo Público Municipal, a Prefeitura de Gurupi dará mais um passo no intuito de implementar, dar mais eficiência, avaliar e monitorar políticas públicas de gestão de documentos e informações, visando a transferência, recolhimento, preservação, disponibilização e divulgação de documentos e informações produzidas, recebidos e acumulados pelo poder público municipal, em qualquer suporte ou formato”, disse o Secretário.

Atualmente, os arquivos municipais ficam sob a responsabilidade de cada secretaria gerenciar seus documentos, mas a implantação do Arquivo Público Municipal otimizará a gestão e controle dos dados. “Queremos centralizar e organizar os documentos públicos, nesse sentido, o arquivo torna-se indispensável para o planejamento, controle, transparência, eficácia e efetividade da administração municipal”, destacou o Secretário.

A implantação da estrutura está sendo realizada por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Planejamento e Finanças. O secretário de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, informou que o modelo de arquivo que está sendo implantado é o deslizante, que economiza espaço na organização dos conteúdos e permite ganho de até 70% da área ocupada. O investimento neste arquivo, segundo o Secretário, é de R$ 600 mil, fruto de recursos próprios.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi