Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Foto Ana Neuberger – Secom Gurupi

Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apresentou para o Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Termo de Convênio entre a Universidade de Gurupi – UnirG e a Semus para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A reunião aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e contou com a presença da prefeita Josi Nunes, do secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, do presidente da UnirG, Thiago Miranda, e dos conselheiros municipais de saúde.

Foto Ana Neuberger – Secom Gurupi

Durante a reunião houve a deliberação do Conselho em torno do Termo de Convênio, com a Universidade UnirG, tendo autorização para receber do município o orçamento, já aprovado pela Câmara Municipal de Gurupi, para realizar também a gestão financeira da UPA.

Foto Ana Neuberger – Secom Gurupi

“A gente acredita que é muito importante esta deliberação porque vai agilizar os processos de compra, de contratação e da própria gestão como um todo. Porque às vezes, nas gestões compartilhadas há entraves de tempo, de burocracia e da tramitação dos processos. Então, a gente acredita que a principal vantagem é a agilidade e também o estágio, onde os alunos entram e aprendem a teoria e ainda ajudam os profissionais na implementação de protocolos no atendimento. Mas a gestão sempre será compartilhada com a Semus, sempre com este elo”, explicou Thiago Miranda, presidente da Universidade UnirG.

“A UnirG tem muitos cursos na área da saúde, então nós queremos aproveitar todo conhecimento que é gerado na universidade, para colaborar com a gestão municipal. E a primeira ideia que surgiu que eu já tinha desde o início, era fazer esta parceria ao invés de terceirizar. Isso é positivo para todos! Para a universidade, para o campo de trabalho, o campo de aprendizado e para a gestão. Porque nós vamos ter muito mais pessoas, inclusive os estagiários no atendimento da UPA. Nós entendemos que com essa parceria nós vamos ter uma melhor qualidade nos serviços oferecidos para a comunidade. Então, estamos realizando este objetivo que tenho trabalhado desde 2021 quando assumimos a gestão”, reforçou a prefeita Josi Nunes.

Foto Ana Neuberger – Secom Gurupi

“Com o Convênio teremos uma melhor integração na nossa oferta de serviço à comunidade. Isso será o grande diferencial neste momento, sendo que a UnirG é uma instituição municipal e que nós estamos integrando esses trabalhos. Além disso, nós vamos ter mais pessoas envolvidas, com mais vontade, porque os acadêmicos são assim. Isso vai trazer mais acolhimento para a UPA e mais aprendizado para estes alunos, do cuidado em saúde. Sem falar nas outras especialidades que poderão trazer aumento dos serviços da unidade, isso ampliará os atendimentos”, complementou o secretário de Saúde, Sinvaldo Moraes.

Foto Ana Neuberger – Secom Gurupi

“A gente vê com bons olhos este Termo de Convênio. Hoje foi nos apresentada a proposta, a gente não votou na íntegra, mas fizemos um AD REFERENDUM para que eles possam dar andamento no projeto. A gente vai analisar o termo, e na nossa próxima reunião ordinária, nós emitiremos a resolução final. A gente vê tudo isso com boas perspectivas de melhoras e estamos dando este voto de confiança à gestão, ao secretário e principalmente à UnirG. Eu acredito que tudo tende só a melhorar. Então é uma experiência que está sendo feita e a gente dá também este voto de confiança na UnirG que é fruto da nossa cidade”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Augusto Rodrigues de Andrade.