Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Educação, sempre realiza a capacitação das merendeiras e merendeiros da Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal é manter esses profissionais atualizados para que possam ofertar uma alimentação escolar segura e nutritiva. Os profissionais foram recepcionados pela prefeita Josi Nunes e pelos secretários Professor Davi Pereira de Abrantes, da Educação; Sérgio Vieira Soró, de Governo e pelo Diretor de Apoio às Escolas, Altieres Ribeiro.

Prefeita Josi Nunes ao lado do secretário de Educação, Davi Abrantes, e demais autoridades – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 26, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, onde participaram 75 profissionais, divididos em duas turmas. Além de orientações sobre boas práticas e manipulação de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), eles também receberam os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual: luvas, toucas e máscaras descartáveis, óculos de proteção, sapatos, avental e uniforme.

EPI’s que foram entregues às merendeiras e merendeiros – Foto: Fabíola Sélis/Ascom Semeg

A prefeita Josi Nunes disse que o momento é importante para mostrar que o trabalho desses profissionais vai além da manipulação de alimentos. “Iniciamos agora as atividades escolares e todas vocês, merendeiras, são também lideranças nas unidades, são exemplos, modelos. Vocês recebem nossos alunos em uma área fundamental, que é a alimentação. Estão na linha de frente fazendo esse acolhimento”, ressaltou.

Prefeita Josi Nunes ao lado do secretário de Educação, Davi Abrantes – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Há dois anos, Celma Campos Carvalho escolheu essa profissão. Ela atua no Centro Municipal de Educação Infantil Josué Alves Moreira e sabe que precisa sempre buscar informação. “A gente não sabe de tudo, por isso é essencial buscar conhecimento. A manipulação do alimento na escola precisa ser antes de tudo segura”, disse.

Dentro os assuntos destacados na formação ministrada pelas nutricionistas da SEMEG, estavam a manipulação correta dos alimentos e as boas práticas na produção da merenda. “O alimento seguro é quanto está livre de qualquer contaminação. É por isso, que a capacitação aborda esse tema e ensina como o alimento pode ser preparado sem esse risco”, explicou a nutricionista Lúcia Isabel Oliveira. O alimento para chegar no prato do aluno precisa passar pelas fases: planejamento, depois aquisição, aí tem o recebimento, armazenamento e pré-preparo. “É importante verificar a data de validade, manter o estoque limpo, saber descongelar o alimento, lavar de forma correta os alimentos folhosos, e observar até o tempo de distribuição da alimentação ao aluno”, finalizou a nutricionista Lívia Fernandes.

A informação é o caminho para manter o serviço de qualidade. O secretário da Educação, Professor Davi Pereira Abrantes, disse que “A alimentação escolar para ser de qualidade precisa percorrer um caminho de dedicação, amor e conhecimento. Essas formações têm esse objetivo, fazer com que a merenda seja sempre a melhor para nossos alunos”.

Secretário de Educação, Davi Abrantes – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi