Cultura e Turismo|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Na quinta e última noite do Carnaval em Gurupi, nesta terça-feira, 22, novamente uma multidão compareceu para curtir as atrações que encerraram a festa, que já entrou para a história como a maior e mais organizada já vista na cidade. De acordo com a Polícia Militar, mais de 20 mil pessoas por noite de folia lotaram a Avenida Pará e curtiram toda a programação. A atração principal que embalou os foliões nesta última noite foi a dupla Humberto e Ronaldo, que com um repertório animado, cantou os maiores sucessos da carreira como: Romance, Solteiro Sim, Carência, Nem aqui nem na China e Saudade Véia. E também canções tradicionais do Carnaval.

Trio elétrico Coyote chegando ao túnel do Circuito da Folia!/ Foto – Mai-kito Santos – Secom Gurupi

Como na música ‘Saudade Véia’ muitos foliões aproveitaram para se despedir destes cinco dias da festa de momo, reafirmando que em Gurupi se pula o Melhor Carnaval do Norte do Brasil

“Primeira vez aqui, foi uma experiência incrível! Tô até sem voz! Muito bom, muito bom mesmo! A receptividade que a gente teve aqui em Gurupi, a comunicação e acesso que a gente teve até com os artistas também nos shows. Foi tudo muito bonito, muito bem decorado e bem organizado. E uma coisa que me chamou muito atenção em comparação aos Carnavais em Salvador, Rio de Janeiro é a segurança, porque literalmente eu não presenciei, nada de roubo, furto e isso traz uma comodidade para gente de fora vir prestigiar o Carnaval aqui. Literalmente eu estou amando! Deixou saudades já, tá com gostinho de quero mais”, disse Dhayanny Maria, médica paraense que veio de Formoso do Araguaia, onde mora atualmente, para curtir as noites de folia na Capital da Amizade.

A prefeita Josi Nunes também aproveitou o show da dupla Humerto e Ronaldo!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nós estamos muito felizes em voltar aqui para Gurupi, nós fizemos vários shows aqui e poder voltar no Carnaval, que é realmente muito grande, muito importante para o Norte do país, ainda mais para fazer este encerramento foi uma responsabilidade muito grande”, disse o cantor Humberto.

“A gente preparou tudo com muito carinho, com o repertório que o povo gosta e ano que vem chama nós de novo que estaremos aqui”, completou Ronaldo.

Mais uma vez, muita gente curtiu a folia de Gurupi, uma noite de muita alegria que vai deixar saudades!/ Foto Mai-kito Santos – Secom Gurupi

E a prefeita Josi Nunes, anfitriã do Carnaval da cidade, agradeceu ao público, pedindo que os foliões segurem essa saudade,  garantindo que ano que vem tem mais.

“Ver os foliões felizes assim, ver o quanto nosso comércio, rede hoteleira, restaurantes e bares lucraram nestes dias de festa me deixou muito feliz. Todos os dias vimos a casa cheia. Estamos com a sensação de dever cumprido porque realizamos um Carnaval bonito para a família gurupiense e para nossos turistas que nos ajudaram a manter recordes de público. Investimos na estrutura, nas bandas tanto nacionais quanto regionais, nas matinês para adultos e também para nossas crianças, no apoio aos nossos comerciantes e de resultado obtivemos o dobro em retorno. E os foliões podem segurar esta saudade, porque ano que vem vamos fazer uma festa maior e melhor”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

Muita gente também agradeceu a prefeita Josi Nunes pela festa maravilhosa!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Mas a última noite não contou só com Humberto e Ronaldo, também aconteceram shows com a dupla Pedro Henrique e Eduardo, a Banda Pagode Vip Moral e Wil Oliveira que animaram quem compareceu ao Circuito da Folia até os últimos momentos da festa.

Balanço da folia

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“O Carnaval de Gurupi 2023, depois de dois anos sem ter esta festa, acabou superando todas as expectativas. Nós fizemos um planejamento, uma organização, nós trabalhamos realmente para que houvesse este público. A comunicação, a infraestrutura, todos que trabalharam para que nós obtivéssemos este resultado. Tudo isso gera muito mais engajamento, para que nós possamos, desde já, trabalhar com mais fôlego e mais força para que em 2024 seja ainda melhor.  Quando nós fizemos o primeiro levantamento estrutural, com a localização dos espaços, nós percebemos que onde colocamos a Praça de Alimentação esse ano poderia ser sim um lugar melhor para atender a comunidade e aos nossos comerciantes. Nós fizemos toda uma organização estrutural no lugar para os comerciantes, o Sebrae ajudou na capacitação. E programamos para que os shows sempre acabassem próximos a este espaço. Um fato muito positivo e inédito no Carnaval de Gurupi é que pela primeira vez nós fizemos a contratação de quase 30 músicos de Gurupi e todos eles receberam os 50% do pagamento antes de entrar no palco e receberão na próxima semana os outros 50%. Esse foi um olhar especial da nossa Prefeita para valorização dos nossos músicos e da nossa cultura regional. É um trabalho de muitas mãos envolvidas para que tudo desse certo. A gente agradece nossa prefeita Josi Nunes que nos deu toda essa liberdade para trabalhar”, explicou Amanda Costa, secretária de cultura e turismo de Gurupi.

Segurança

Foi um Carnaval considerado tranquilo pela Polícia Militar./ Foto Mai-kito – Secom Gurupi

Segundo o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Costa, o Carnaval de Gurupi foi uma festa tranquila. “Durante os cinco dias de folia foram contabilizadas apenas ocorrências sem gravidade.  No geral foi um Carnaval sem registro de violência. Um dos mais calmos que a Polícia Militar já trabalhou. Colocamos 200 homens na segurança da folia em ação preventiva e o resultado foi o melhor possível”, avaliou.