Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reuniu na quinta-feira,02, mais de 220 servidores, entre: enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias, para apresentar dados das doenças vetoriais e zoonoses que foram notificadas na cidade no último quadrimestre. O objetivo foi fortalecer os cuidados no controle e combate de doenças vetoriais, endêmicas e zoonoses.

Foto Divulgação

Comandaram as apresentações as Coordenações de Vigilância Epidemiológica, do Centro de Controle de Zoonoses e de Endemias. O Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho, apresentou o Plano Municipal de Contingência das Arboviroses, ressaltando a importância da notificação dos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya.

Foto Divulgação

“É muito importante apresentar estes dados para estes nossos profissionais. Por meio deste Plano de Contingência, estamos conseguindo ótimos resultados em relação ao controle de infestação do mosquito aedes aegypti, por exemplo. Quando uma notificação, ou suspeita de caso de qualquer uma dessas doenças acionamos o controle vetorial para realizar a vistoria no local. Sem falar que os agentes estão desenvolvendo um belo trabalho de conscientização com os moradores da cidade que acontece diariamente. No caso do mosquito aedes, por exemplo, o último índice de infestação predial realizado segue bem baixo, com média de 0,5 e menos de 05 casos positivos neste último mês de janeiro de 2023”, explicou Halex Cavalcante, coordenador de vigilância epidemiológica.

Foto Divulgação

“Eu fico muito feliz em ver que nossa gestão está fazendo o trabalho correto em relação às endemias que é prevenir o tempo todo, para manter nossa população protegida. Quero parabenizar estes profissionais! Está aí o resultado do serviço deles: baixíssimos índices de doenças que já foram preocupação em nossa cidade. Mas isso agora está no passado, porque nós vamos continuar seguindo este Plano de Contingência que foi muito bem elaborado pelos nossos gestores da Saúde. Quero agradecer também a participação da nossa comunidade que tem realizado a prevenção de acordo com a orientação dos nossos agentes de saúde”, frisou a prefeita Josi Nunes sobre a reunião.

Foto Divulgação

O fiscal de zoonoses do CCZ, Francisco Vieira da Costa, apresentou dados da Leishmaniose canina (Calazar) e o veterinário do CCZ, Pedro Alexandre da Silva Alencar, orientou sobre os cuidados que devemos ter quando o animal tem o teste de calazar confirmado e quais procedimentos são realizados no lugar. Já o Coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Edson Cardoso, apresentou as ações realizadas pelos ACS e ACE no 3° quadrimestre de 2022, enfatizando também resultados e perspectivas. Ainda foi mostrado como deve ser a recepção e encaminhamento realizado por agentes e nas Unidades de Saúde da Família (USF), em casos de notificações relacionadas a casos com barbeiro e escorpião.

“São assuntos muito importantes que precisam ser discutidos com nossos profissionais. São orientações do serviço que é realizado por eles todos os dias. Estamos sempre fazendo este alinhamento dos trabalhos que serão desenvolvidos quadrimestralmente. Isso sem falar que todos nós comemoramos o resultado de tudo isso, que são os baixos índices de doenças endêmicas em nossa cidade. Vamos seguir nosso Plano Municipal de Contingência que tem dado certo. Também vamos fazer alterações quando necessário. O sentido é continuar deixando nossa população protegida”, reforçou o secretário de saúde Sinvaldo Moraes.

Números Coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

(último quadrimestre):

*118 mil visitas realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

*33 mil imóveis vistoriados

*51 borrifações em diferentes bairros da cidade, inclusive em pontos estratégicos

*Crescimento da população cadastrada de 47 mil para 77 mil (de 2020 – 2022)