Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Mais de 600 professores da rede municipal de ensino de Gurupi participaram da formação sobre o Novo Fundeb e o Censo Escolar, palestra ministrada pelo professor doutor Paulo Parente Lira. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 9, no espaço do Palaciu’s Real e contou também com a participação da Prefeita Josi Nunes e do Secretário da Educação Professor Davi Abrantes.

Formação sobre o Novo Fundeb – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Essa foi a oportunidade para entender melhor como a educação funciona e todos os seus mecanismos. Mostrando que os professores estão no centro da discussão, já que são os principais agentes de transformação da educação. A formação trouxe mais conhecimento sobre o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e ainda sobre o Censo Escolar e a importância da pesquisa estatística da educação no país e os repasses do poder público.

Secretário de Educação, Davi Abrantes, e prefeita Josi Nunes durante formação sobre o Novo Fundeb – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O professor doutor Paulo Parente Lira, consultor nacional, durante a palestra disse que nada é feito sem que os professores tenham se convencido do propósito do papel de cada um. “ Todo o financiamento na educação parte da matrícula, do aluno em sala de aula e por isso, o papel do professor é tão importante para inserir e resgatar o aluno e ele permanecer. O censo reflete essa situação em sala de aula e consequentemente nos recursos aplicados na educação. O propósito é mostrar que todos fazem parte do processo”, finalizou.

Secretário de Educação, Davi Abrantes, prefeita Josi Nunes e o professor doutor Paulo Parente Lira, durante formação sobre o Novo Fundeb – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Formação Busca Ativa Escolar

No auditório do Sebrae, diretores escolares e os orientadores educacionais de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Gurupi participaram da formação sobre o uso da plataforma do programa Busca Ativa Escolar. A capacitação aconteceu nesta terça-feira, 7, e foi realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/TO.

“Somos uma rede composta por representantes de diferentes áreas, unidos com um só propósito que é buscar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de frequentarem a escola. É com a educação que se fortalece o acesso a uma série de direitos e informações fundamentais para que crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver”, ressaltou o Secretário Municipal da Educação, Professor Davi Abrantes.

Formação Busca Ativa Escolar – Foto Fabíola Sélis/Ascom Semeg

O programa tem sido um aliado importante no enfrentamento da evasão escolar. É assim que Raimundo Nonato, diretor da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino, tem enxergado como é importante que todos os envolvidos busquem abraçar essa causa. “Todos juntos podemos construir um diálogo com os familiares para identificar os motivos e as dificuldades que tem deixado o aluno fora da sala de aula e apontar o caminho para que ele volte à Escola”, comentou o diretor.

O programa Busca Ativa Escolar é uma estratégia do UNICEF e da Undime composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios.

Com a intenção de apoiar a gestão pública na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.

Formação Busca Ativa Escolar – Foto Fabíola Sélis/Ascom Semeg