Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Mais de 100 atendimentos foram realizados durante o evento “Saúde em Ação” promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta quarta-feira, 08, no povoado Trevo da Praia, zona rural da cidade. Ao todo, 28 profissionais da Semus participaram das ações que contaram com: 24 consultas médicas e de enfermagem, 52 pessoas com cartões de vacinas atualizados (entre diferentes imunizantes, inclusive contra Covid-19) e 58 imóveis visitados pelos agentes de combate à endemias, o que corresponde a 20% de toda área de abrangência do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) no local.

Mais de 50 pessoas atualizaram os cartões de vacina./ Foto Karla Paz – Ascom Semus

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

Seu Edilson fez questão de receber os agentes!/ Foto Karla Paz – Ascom Semus

“Este foi um excelente trabalho! Tem que fazer periodicamente, porque precisa mesmo, porque a dengue não é brincadeira não! Mas eu sempre mantenho tudo limpo aqui, tem um rapaz que faz a limpeza aqui da área para mim. Mas quando chove sempre acumula alguma coisa aqui e acolá, mas a gente sempre vai corrigindo. Mas a gente deixa sempre tudo muito limpinho,” disse seu Edilson Lupêncio de Souza, aposentado que mora no povoado.

Valesca levou o pequeno Eduardo para consultar./ Foto Karla Paz – Ascom Semus

A dona de casa Valesca aproveitou para levar o filho de um ano e dois meses para consulta médica. “Geralmente nós somos atendidos aqui no posto de saúde do Trevo mesmo. Mas hoje, como tinha esta ação a mais, aproveitei para trazer o Eduardo de novo. Ele é muito pequeno e todo cuidado é pouco quando se diz respeito aos nossos filhos”, frisou Valesca Santana.

Muita gente foi imunizada pela Covid-19./ Foto Karla Paz – Ascom Semus

Atendimentos CCZ

Testes contra Leishmaniose canina./ Foto Karla Paz – Ascom Semus

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também participou das ações e realizou 05 castrações caninas de fêmeas, mais 01 macho e 25 testes contra Leishmaniose canina. Tudo foi feito com o auxílio do Castramóvel que foi levado para o local. Dona Ivanildes das Mercês Pereira Muniz levou as duas cachorrinhas dela, Aika e Kiara, que testaram negativo para leishmaniose e ainda foram castradas.

Atendimento de castração no castramóvel./ Foto Karla Paz – Ascom Semus

“Nas clínicas veterinárias seria muito caro fazer um procedimento desses. Sem falar que são duas cachorrinhas. Amo elas, são parte da família e nada melhor que deixar elas castradas e bem cuidadas! Porque a castração é muito importante, previne uma série de doenças e ainda impede que elas procriem indiscriminadamente”, comentou a dona de casa.