Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Entre os dias 31 de março e 05 de abril, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), irá realizar no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a Semana da Saúde. O evento será voltado aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e terá como objetivo a ‘Educação permanente relacionada à melhoria do processo de trabalho, humanização e operacionalização da rede de Atenção em Saúde’.

“Sempre focamos numa gestão humanizada, não só em relação à saúde, mas em todas áreas do município. Então, estamos realizando este evento para nossos profissionais das UBSs, porque eles atendem diretamente nossa comunidade. Além disso, eles também precisam ser valorizados, motivados e é justamente isso que pretendemos. Sem falar que investir em humanização em saúde é evoluir no atendimento e acolhimento prestado à população”, destacou a prefeita Josi Nunes.

A Semana será realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contará com palestras sobre Integração, Acolhimento, Humanização e até aulas de Ginástica Laboral. A abertura oficial vai acontecer dia 31 de março (sexta-feira) às 10h, toda programação será realizada no período da tarde e as UBSs que participarão do evento, de acordo com o cronograma, darão uma pausa nos atendimentos.

“Esta programação da Semana da Saúde é muito importante para nossos profissionais das UBSs. Eles são nossa linha de frente no atendimento. O tema Humanização foi escolhido porque propõe um atendimento mais focado no relacionamento entre os profissionais de saúde e os cidadãos. Onde, o diagnóstico é facilitado e os profissionais podem dar atenção ao histórico do paciente, em vez de analisar resultados apenas no momento do atendimento. Assim pode-se atuar na prevenção e conscientização dos pacientes”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA SAÚDE

• Dia 31 de Março (Sexta-feira)

Local: Auditório Mauro Cunha

Público alvo manhã – Autoridades convidadas, enfermeiros, administrativos e coordenadores.

10h Abertura Oficial

11h Visita Carreta do Amor

Público alvo tarde – Profissionais de nível superior da saúde municipal.

13h00 às 14h00 Palestra l: Apresentação da Rede de Cuidados ao Autismo – Sinvaldo dos S. Moraes

14h00 às 15h00 Palestra II: Roda de Conversa: Parcerias APAE, Ande Brasil e Município nos atendimentos da equoterapia e multidisciplinares – Flávia Corrente Cabral – Presd. ASPAG e Ande.

15h00 às 15h30: Intervalo

15h30 às 16h30 Palestra III/ Encerramento: Roda de Conversa: O Autismo hoje! Níveis e primeiros sinais. Por onde começar a investigação do TEA (transtorno do espectro autismo) – Eduardo Santos André – Psicólogo da ASPAG.

• Dia 03 de Abril (Segunda-feira)

Público Alvo – Todos os profissionais das UBSs: Buritis, Sol Nascente, Pedroso Matutino, São José, Bela Vista e Casego.

13h30 às 14h30 Palestra l: Humanização e Acolhimento – Sinvaldo dos S. Moraes

14h30 às 15h30 Palestra II: Rede de Atenção à Saúde: Integração no Território – Enf.: Ricardo da Silva

16h às 17h Palestra III: Motivação e Convivência /Encerramento – Senac/TO

• Dia 04 de Abril (Terça-feira)

Público Alvo – Todos os profissionais das UBSs: Parque das Acácias, Waldir Lins, Nova Fronteira, Vila Iris e Vila Nova.

16h às 17h Palestra III: Motivação e Convivência /Encerramento – Senac/TO

• Dia 05 de Abril (Quarta-Feira)

Público Alvo – Todos os profissionais das UBSs: Campo Belo, Pedroso (Vespertino), Rosendo, João Manoel e Sevilha.