Juventude e Esportes|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Os adolescentes e jovens gurupienses já começaram as aulas dos cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente no Espaço 4.0, da Prefeitura de Gurupi. Neste primeiro módulo estão sendo realizados os cursos de manuseio e manutenção de impressora 3D, de informática básica e avançada e também de conserto de computadores e notebooks.

Alunos do curso de conserto de computadores e notebooks – Foto: Leilane Macedo/Secom Gurupi

“Hoje estamos com cerca de 100 alunos matriculados, divididos em várias turmas. A previsão é que eles concluam os cursos neste semestre, até o final de junho”, destacou o diretor municipal de Juventude, Fernando Novais, ressaltando que após a finalização deste módulo novas vagas devem ser ofertadas nestes e em outros cursos.

O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que oferta capacitações gratuitas e voltadas aos jovens e adolescentes do município que buscam inserção no mercado de trabalho.

Prefeita Josi Nunes visita alunos do Espaço 4.0 – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Nesta semana, a prefeita Josi Nunes, acompanhada de secretários e vereadores, visitou as turmas que iniciaram os cursos no Espaço 4.0 e destacou o compromisso da gestão em oferecer qualificação aos jovens gurupienses. “Os jovens têm procurado e têm se interessado bastante por estes cursos, que possibilitam que eles possam trabalhar em várias áreas da tecnologia. E nós estamos muito felizes e vamos dar continuidade ao processo”, frisou a Prefeita.

Espaço 4.0

O projeto é executado pela Prefeitura de Gurupi juntamente com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e visa proporcionar aos jovens oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mercado de trabalho.

Gurupi foi pioneira na implantação e execução do Espaço 4.0 na região Norte do Brasil, graças ao empenho da gestão da prefeita Josi Nunes e da parceria com o deputado federal Carlos Gaguim, que articularam em Brasília a implantação do programa na Capital da Amizade.