Saúde|

Karla Paz – Secom Gurupi

A sexta-feira, 24, foi dia de capacitação para os servidores da Secretaria Municipal de Gurupi (Semus). A Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO) realizou a capacitação em torno do Sistema do Sistema de Informatização E-SUS.

Foto Lino Vargas – Secom

O ‘E-SUS PEC’ é um sistema do Ministério da Saúde (MS) da Atenção Primária, onde os profissionais de nível médio, superior que vão trabalhar dentro da Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) realizam um prontuário eletrônico do cidadão. No período da manhã cerca de 60 recepcionistas da Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam a capacitação. Já a  tarde, cerca de 400 profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, receberam os ensinamentos.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Se é para melhoria no atendimento dos nossos pacientes, eu acho muito importante e muito interessante. Toda capacitação é sempre muito bem-vinda! Estamos sempre prontos a aprender tudo que facilite o trabalho da área da saúde que exige muito cuidado e dedicação de todos nós”, disse dona Anália Dias, que participou da capacitação e é recepcionista da UBS do setor Waldir Lins.

O sistema já foi implantado nos computadores da saúde municipal com acesso para todos os servidores que necessitarem utilizá-lo. Agora com a capacitação, ele já entra em funcionamento em Gurupi.

“Este sistema traz mais agilidade e organização para nossas UBSs. Vamos estar conectados diretamente ao Ministério da Saúde que proporciona o financiamento da Atenção Primária, isso reforça a importância dele.  A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à nossa comunidade. E a partir de agora já começa a ser utilizado”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Mostramos aqui hoje como realizar a operacionalização do sistema que é bem ilustrativo e de fácil acesso. Quem compareceu na capacitação também pode ser multiplicador de todo processo. Explicamos: a forma correta de lançar uma consulta, de agendar um paciente, de cadastrar o paciente. O treinamento foi realizado desde o recepcionista até os demais profissionais”, explicou Mikael A. Peixoto, coordenador da Governança da Informação do COSEMS/TO que realizou o treinamento com os servidores.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi PP

“O sistema E-SUS PEC é muito importante para nós, porque o município depende da alimentação desses dados, para receber o financiamento da Atenção Primária que são os custos e despesas das nossas UBSs, por exemplo. Então, há uma importância de que nossos servidores tenham o devido conhecimento deste banco de dados do Ministério da Saúde, até mesmo para ter informações quanto à saúde pública da nossa população”, frisou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.