Educação, Juventude e Esportes|

Por Fabíola Sélis- Ascom Semeg

Foto: Lino Vargas – Secom

Está na hora das equipes se organizarem para participarem da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins – JETS. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação em conjunto com a Secretaria de Juventude e Esportes convocam os atletas de 12 a 17 anos para organizarem suas equipes e participarem dessa grande competição no Estado.

A competição aqui em Gurupi (fase municipal) está prevista para acontecer de 24 a 28 de abril, no ginásio Idanizete de Paula. Para participar o atleta precisa organizar a documentação para realizar a inscrição que começa no próximo mês, no período de 3 a 14 de abril.

JETS 2022 – Abertura no Ginásio Idanizete de Paula – Foto: Lino Vargas – Secom

“Levar os alunos/atletas para dentro da quadra é uma oportunidade que eles terão de vivenciarem o esporte, o treinamento e o espírito esportivo. É com o esporte que eles aprendem as regras, o que é a colaboração e ainda formam amizades. O entusiasmo das crianças participando da competição precisa ser estimulado, uma vez que nós educadores sempre reforçamos que o esporte é vida e o caminho para tirar as crianças do sedentarismo e da ociosidade”, disse a supervisora de educação física, Mônia Praxedes.

Inscrição

Em 2023, na fase municipal, as equipes masculinas e femininas podem se inscrever nas modalidades de acordo com a categoria:

• 12/14 anos – basquetebol, tênis de mesa e xadrez.

• 15/17 anos – basquetebol, futsal, tênis de mesa e xadrez.

No período de inscrição, as equipes devem levar os documentos até o departamento pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, no horário de expediente de 8 às 14 horas.

São eles:

a) Ficha de inscrição individual do aluno; (Digitada)

b) Ficha de inscrição para dirigentes, técnicos e auxiliares técnicos;

c) Ficha de inscrição de modalidade coletiva e/ou individuais; (Digitada)

d) Atestado Médico (aluno/atleta);

e) Ficha de substituição de participante;

f) Cópia do CPF do aluno/atleta (somente para Etapa Estadual);

Segundo o artigo 28 do regulamento, caso haja a perda ou extravio dos documentos, não será permitida a participação dos atletas, técnicos e auxiliares técnicos nos jogos e ou prova em disputa;

Etapa Municipal

Nessa etapa, a competição acontece entre as unidades escolares de Gurupi e será classificatória para a etapa Regional. Para participarem, os atletas precisam estar devidamente matriculados na Unidade Escolar até o dia 06 de março de 2023 e cursando regularmente. Nenhum aluno/atleta ou equipe poderá competir sem a presença de um Técnico ou dirigente responsável. Nesse caso, serão impedidos de participar da partida, prova ou competição, sendo declarados perdedores por WO.

Atletas das escolas de Gurupi na fase municipal dos JETS 2022 – Foto: Lino Vargas – Secom

“Nós sabemos o quanto é importante incentivar a prática esportiva. E competições como essa reforçam a importância do esporte na vida dessas crianças, do poder de transformação. A educação e o esporte andam juntos. São aliados no desenvolvimento escolar. O que fazemos na escola é plantar a semente da paixão pelo esporte, que pode seguir pela vida adulta e até desenhando caminhos de sucesso profissional”, disse o secretário da educação professor Davi Abrantes.

JETS

Os jogos Estudantis do Tocantins têm como objetivo principal promover a inclusão e participação dos alunos do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada de ensino, no processo educativo por meio do esporte.

A competição voltou com força total ainda no ano passado, logo depois de dois anos interrompida por causa da pandemia da Covid-19. Em 2023, participaram 15 equipes de unidades escolares da rede estadual, municipal, conveniadas e particulares que somaram mais de 400 alunos atletas em competição nas modalidades futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia.

O JETS é uma realização da Secretaria da Educação e Diretorias Regionais de Ensino (DRE) em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeituras Municipais, Escolas privadas, Universidades, Ligas, Associações, Federações Esportivas e instituições afins.