Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Com a mensagem “Proteja seu animal de estimação!”, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na manhã desta quarta-feira, 01, a Campanha de Encoleiramento de Cães. O evento aconteceu na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e contou com a presença da Prefeita Josi Nunes que fez questão de frisar a importância da ação para saúde pública municipal.

Várias autoridades compareceram ao Lançamento da Campanha no CCZ. Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Hoje nós começamos um trabalho importante de prevenção à Leishmaniose, mais conhecida como calazar. Nós agora começamos a fazer o encoleiramento de mais de 3 mil animais, em Gurupi. A nossa equipe do CCZ estará nos 10 setores da primeira etapa, fazendo a busca ativa dos animais que precisam receber estas coleiras. É importante o trabalho curativo, mas mais importante ainda é fazer a prevenção contra a doença! É isso que nós estamos fazendo aqui com o encoleiramento, a prevenção! Tudo isso, só é possível via parceria com o Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura de Gurupi, juntos para combater a leishmaniose”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes fez ainda, simbolicamente, o encoleiramento de um dos vários animais que agora começam a receber o benefício. Para dona Heliene, um momento de muita satisfação em ver a Lilica e a Lyrian bem protegidas.

“É felicidade demais receber estas coleiras, porque aí meus bichinhos não pegam a doença. Sem falar que traz proteção para eles e também para nós. Sem esta ajuda eu não conseguiria obter as coleiras, porque elas são caras nas clínicas. É muito importante este tipo de ação da prefeitura, estou muito grata”, afirmou dona Heliene Pinto Reis, moradora do setor Jardim Medeiros que levou as duas cachorrinhas da família para serem encoleiradas.

As coleiras com o inseticida deltametrina protegem os animais, porque conseguem repelir o mosquito palha, transmissor do calazar./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Com uma população de cerca de 90 mil habitantes e um número de 10.649 cães divididos nos 82 bairros da cidade, a meta é abranger todos estes animais, por meio de ciclos ímpares de encoleiramentos com 3.125 cachorros. Durante esta primeira etapa, receberão as coleiras animais de 10 bairros prioritários, de Gurupi, classificados como de alta transmissão. De acordo com a Semus, dentro da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde municipais foram constatados uma prevalência de 64,7% de casos de leishmaniose em cães.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Cada tutor destes dez bairros que tiver o cão beneficiado terá que assinar um termo de consentimento emitido pelo CCZ. Nós chegamos até eles por meio de um estudo epidemiológico realizado desde 2021 que culminou em um plano de saúde com toda autorização e autonomia que a prefeita Josi Nunes deu à nossa equipe. Então, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ, o empenho dos nossos fiscais de zoonoses e de toda equipe de controle de endemias, está fazendo hoje este lançamento. São mais de 3 mil cães e futuramente nós queremos ampliar este número para a meta desse estudo que foi feito que indica quase 11 mil cães que precisam passar por este processo de prevenção”, ressaltou o secretário de saúde Sinvaldo Moraes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“A distribuição destas coleiras é de extrema importância, porque a gente está trabalhando na prevenção. Se você previne a doença nos cães, previne também a doença nos seres humanos. Desta forma podemos dizer que a Prefeitura de Gurupi sai à frente, porque entendeu que no combate ao calazar não basta apenas proteger a população humana, tem que atender também a comunidade canina, porque a saúde é coletiva e abrange: o ambiente, os animais e as pessoas”, frisou Luciano Morais, coordenador do CCZ de Gurupi.

Bairros Contemplados na Primeira Etapa:

Vila Pedroso

Trevo Oeste