Gabinete|

Por: Heliana Oliveira

Gurupi, está entre as 19 cidades brasileiras e a única do Estado do Tocantins, contemplada com o Selo Município + Azul Caixa, um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal aos municípios que se destacaram em 2022 na aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública. A certificação foi recebida nesta quarta-feira, 1º, pela prefeita Josi Nunes.

O superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Tiago da Silva Neto, explicou que as Nações Unidas estabeleceu uma agenda até 2030 com uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável para que os entes públicos tracem ações para atingir resultados que levem bem-estar à população e, alinhado a isso, a Caixa Econômica Federal criou o Selo Município + Azul Caixa, que pontua 20 ações com o objetivo de desenvolvimento sustentável que denotam boas práticas de governança de responsabilidade socioambiental.

O superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Tiago da Silva Neto, destacou a importância da certificação. (Foto: Lino Vargas)

“O município de Gurupi é o primeiro no Tocantins que conseguiu esse Selo. Isso é muito importante também porque temos a segurança que os recursos estão sendo bem aplicados”, explanou.

O Superintendente explicou ainda que o município ao receber o Selo Município + Azul Caixa tem condições diferenciadas com os produtos da Caixa, mais facilidade para conseguir créditos, e quando obtém, é com taxas mais atrativas.

Os pontos avaliados vão desde o fornecimento de água potável, tratamento do esgoto, acesso a creches, a plano de gerenciamento de crises.

Satisfeita com a certificação, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, disse que o recebimento do Selo Município + Azul Caixa significa que as boas práticas que estão sendo desenvolvidas de governança, de gestão, de transparência, de responsabilidade estão sendo reconhecidas. “Foram dois anos de planejamento, de organização, de mudança de cultura e atitudes, de busca de novas experiências para fundamentar e basear a nossa gestão e hoje estamos recebendo essa certificação”, ressaltou.

A Prefeita afirmou que o reconhecimento é um estímulo a mais para continuar buscando a excelência. (Foto: Lino Vargas)

A Prefeita ainda afirmou que o reconhecimento é um estímulo a mais para continuar trabalhando mais e mais. “Esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo e vamos aprofundar e aperfeiçoar buscando cada dia mais a excelência na nossa gestão”, afirmou.

O superintendente de Governo da Caixa Econômica Federal, Vandeir da Silva Ferreira, destacou pontos importantes que foram cumpridos pela gestão municipal como estar com quase 100% de cobertura de água potável, um percentual alto de tratamento de esgoto, ter um plano de gerenciamento de riscos de desastres, mesmo com pouca probabilidade de riscos ambientais. “Para nossa Caixa Econômica Federal é muita honra estarmos aqui entregando este Selo, que não é para qualquer município, mas para quem cumpre as metas de governança. Parabenizo a Prefeita Josi Nunes. Hoje Gurupi é a Capital da Amizade e da boa gestão. Parabéns a todos os envolvidos neste processo”, disse.

Representantes da Caixa Econômica Federal falaram sobre a honra de Certificar a gestão de Gurupi (Foto: Lino Vargas)

Presenças

Participaram da solenidade a supervisora da Gerência Executiva de Governo (GIGOV) da Caixa Econômica Federal, Maria Elisa Siqueira Rocha; superintendente de Varejo da Caixa Econômica Federal em Gurupi, Joquebede Herculano de Araújo; gerente Geral Caixa Econômica Federal, Lucas Vanderley Alencar; gerente Geral Caixa Econômica Federal, Haline Povoa Aires; Gerente de Filial da Gerência Executiva de Governo (GIGOV) da Caixa Econômica Federal, Beatriz Maria da Silva; secretários municipais, os vereadores, César da Farmácia, Leda Perini, Rodrigo Maciel, Zezinho da Lafiche, Matheus Monteiro, Jair do Povo, Elvan Leão.

Autoridades prestigiaram honraria recebida pela Prefeitura de Gurupi. (Foto: Lino Vargas)