Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A prefeita Josi Nunes segue realizando visitas técnicas aos prédios da saúde municipal que estão recebendo manutenções e até revitalizações, como é o caso do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Monsenhor Geraldo Torres. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está investindo via recursos próprios, um montante em torno de 400 mil reais para revitalizar o prédio. O Centro depois de revitalizado prestará serviços de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual.

“Estamos dando continuidades às nossas visitas aos órgãos da saúde e agora foi a vez do CER. O recurso para toda esta estrutura consegui quando era Deputada Federal, com o então Ministro da Saúde Marcelo Castro que hoje é senador. Estou muito feliz porque vamos convidá-lo para a inauguração deste prédio. Ele já havia sido inaugurado anteriormente, mas não tinha as condições físicas necessárias para funcionar. Por isso, estamos aqui com todos os nossos técnicos, engenheiros, secretário da saúde e todo pessoal da manutenção para realizar esta força-tarefa, para dar as mãos e ver este prédio e os serviços que ele oferece sejam realizados ainda neste semestre”, enfatizou a prefeita Josi Nunes.

O secretário de saúde Sinvaldo Moraes acompanhou toda visita./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O CER conta com uma infraestrutura que é composta por 31 espaços entre: refeitório, salas de reuniões, pátio com jardim, recepção, 18 vagas de estacionamento, todos banheiros com acessibilidade e alguns específicos para o público infantil, copa para os pacientes, fraldário adulto, sala de estimulação precoce, sala de Atividades e Vida Prática (AVP), consultórios de ortopedia, consultórios de enfermagem, ginásio com piscina para hidroterapia, 4 boxes para terapia e sala para atividades lúdicas para trabalhar com as crianças que necessitem de atendimento especializado.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Todo este investimento que a prefeita Josi Nunes está fazendo é muito importante, para toda nossa comunidade e também para toda região do entorno da Ilha do Bananal, no sul do estado, são 18 municípios que acabam sendo beneficiados também. Então, estamos empenhados em tornar estes atendimentos possíveis, no tempo mais breve que conseguirmos. Com toda esta infraestrutura e apoio da gestão vejo Gurupi se tornando logo, logo, município modelo em torno de saúde pública. A meta é esta, e estamos caminhando cada dia mais rápido, para tornar isso realidade”, disse o secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A manutenção do local já está na fase de manutenção hidráulica, elétrica e pintura. O CER está localizado às margens da BR-242, saída Leste da cidade ele irá oferecer reabilitação com uma equipe multidisciplinar para pacientes com qualquer tipo de deficiência, vindos de qualquer natureza, como: acidentes de trânsito ou domésticos, lesões oriundas de violência, alterações cognitivas, cegueira congênita, surdez congênita, entre outras.