Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Carreta do Hospital do Amor se prepara para chegar na cidade. A Unidade Móvel do Câncer de Mama do Hospital de Amor de Barretos realiza exames de mamografia gratuitos, fundamentais para a detecção de casos precocemente.  O objetivo é cuidar da saúde da mulher e os atendimentos são destinados as que estejam com idades entre 40 e 69 anos.

Foto Divulgação

Os agendamentos estão sendo realizados na Clínica da Mulher até o dia 15 de março. Os horários de inscrições são das 7h da manhã até às 16h da tarde. Para se inscrever, as interessadas deverão levar xérox do: RG, CPF, CARTÃO do SUS e COMPROVANTE DE ENDEREÇO.

“Esta parceria com o Hospital do Amor de Barretos é muito importante para nós, porque eles realizam um belo trabalho que fortalece e contribui para alcançar ainda mais mulheres e realizar mais exames. Sem falar que estamos prevendo outras parcerias com o Hospital do Amor. Nós queremos aproveitar todo este conhecimento e expertise que o grupo do Hospital de Amor tem, para que em breve ele possa gerenciar o nosso Centro Especializado em Reabilitação Monsenhor Geraldo Torres que está sendo preparado para funcionamento”, explicou a prefeita Josi Nunes.

A Carreta do Hospital do Amor estará em Gurupi realizando os exames entre do dia 27 de março até dia 06 de abril. Ela ficará estacionada na Av. Piauí, próximo aos arredores da Praça do Centro Cultural Mauro Cunha.

O que é mamografia?

A mamografia é um exame radiológico realizado em aparelho específico para avaliação do tecido mamário, chamado mamógrafo.

Com o avanço da tecnologia surgiu a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens, porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Com a mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital que pode ser revisada no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho e contraste através do computador para verificar melhor as áreas da mama.

Com esse avanço tecnológico, os exames tornaram-se mais rápidos, a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica e menor número de repetições durante o exame.

Qual é o objetivo do exame?

A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico para a detecção de câncer de mama. Quanto mais precoce a remoção do tumor em sua fase inicial, maior será a chance de cura, podendo ultrapassar os 95 %, além de se obter uma importante melhora na sobrevida da paciente.
A mamografia de rotina, ou seja, a de rastreamento é a melhor oportunidade para detectar precocemente qualquer lesão mamária, antes mesmo que a paciente ou o médico possam notá-las ou palpá-las (cerca de dois anos antes da lesão ser palpável).

A mamografia pode apresentar falso negativo em pelo menos 10% dos casos. Isto é devido à existência de tecido denso, escondendo o câncer sob a aparência dos tecidos normais.

Como é realizada?

A técnica de radiologia irá explicar o exame de maneira detalhada, na tentativa de reduzir a ansiedade que é comum antes da realização do exame. A seguir, irá orientar e auxiliar no posicionamento da paciente junto ao mamógrafo.

A mama será comprimida de maneira lenta e gradual em duas posições, o que pode causar um pequeno desconforto. Essa manobra é importante para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações sejam caracterizados. Essa manobra será repetida na outra mama.

O exame dura cerca de 30 minutos. Após avaliação do médico radiologista, e em caso de dúvidas, novas imagens complementares podem ser solicitadas.

Existe efeitos colaterais? Quais?

Não existem efeitos colaterais.

Qual é a idade e periodicidade recomendada?

Uma mamografia de base deverá ser feita aos 35 anos de idade. A faixa etária recomendada para rastreamento é de 50 ao 69 anos, a cada dois anos.

FONTE: https://hospitaldeamor.com.br/site/exames_preventivos/mamografia/