Comunicação, Cultura e Turismo|

Por: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas

Após o sucesso que foi o Carnaval de Gurupi, realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2023, a prefeita Josi Nunes, reuniu na noite desta quinta-feira, 09, imprensa e público em geral para apresentar os resultados da festa, considerada a maior da região norte do país.

A apresentação foi feita pela secretária de Cultura e Turismo, Amanda Costa, e pelo secretário de Comunicação, Élcio Mendes.

Amanda Costa afirmou que para toda a estrutura da festa e contratações dos artistas nacionais e regionais, foram investidos R$ 3.842.649,01. Ela destacou que, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, cada R$ 1 real investido em cultura, o município organizador tem o retorno de R$ 5 reais. “Todo o investimento feito teve retorno, tanto financeiro, quanto cultural”, disse.

A Secretária afirmou que a participação do público superou as expectativas. “Média de 20 mil pessoas passaram pelo circuito, por noite, isso incluindo a primeira e última noites da festa, que geralmente tem um público menor”, explicou.

Amanda Costa também destacou que a gestão se preocupou em realizar uma festa para que as famílias participassem, tivessem vontade de estar na avenida. “Apoiamos os blocos, mas também nos preocupamos em manter os trios nas ruas para que as pessoas que não estivessem em blocos pudessem aproveitar da mesma maneira. Tivemos mais de dez trios fazendo a movimentação, então as pessoas tinham como se divertir”, concluiu.

O secretário de Comunicação, Élcio Mendes, destacou que além dos investimentos em publicidade, parceria dos veículos de Imprensa foi decisiva para consolidar o sucesso do Carnaval de Gurupi. “Nosso agradecimento especial aos profissionais de Comunicação de todo o Estado, pois aderiram à nossa campanha e nos ajudaram a divulgar e construir o conceito de Melhor Carnaval do Norte do Brasil, que foi confirmado com um evento de grande sucesso, com boa estrutura, organização, segurança e satisfação do público”, explicou.

A prefeita Josi Nunes, entusiasmada com o sucesso do evento, afirmou que o Carnaval não é só festa, mas principalmente, desenvolvimento econômico, com geração de empregos, renda, por meio do aquecimento da rede hoteleira, comércio, bares e restaurantes. “Carnaval é alegria, samba no pé, mas é dinheiro circulando na cidade, riquezas, e isso só traz pontos positivos para a cidade. A comunidade passou sua impressão, aprovou a festa. Fiquei muito feliz que algo que construímos com parcerias foi muito bem recebido pela comunidade e era isso que queríamos: trazer alegria, desenvolvimento econômico e social”, disse.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Costa, afirmou que o Carnaval 2023 foi muito tranquilo, com policiamento ostensivo. “Foram empregados 200 policiais na festa, sendo 40 policiais militares em cada noite. A festa aconteceu sem grandes ocorrências, apenas dois registros. Não houve violência registrada dentro do circuito. Uma festa com um balanço muito satisfatório”, afirmou.

O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Wellington Moura, explicou que o trabalho do Corpo de Bombeiros iniciou bem antes dos dias de folia com a aprovação dos projetos e fiscalizações das estruturas, tanto da Prefeitura, quanto dos blocos. “A atuação do Corpo de Bombeiros foi bem tranquila, foram registradas 17 ocorrências, sendo 10 ações de prevenção, e sete atendimentos a pessoas, sem nenhuma gravidade. Foi um Carnaval muito tranquilo e bem organizado e por isso não tivemos problemas”, ressaltou.

Quem também aprovou a organização foi a Zilanda Wilemen, dona de um trailer de lanches, que trabalhou na praça de alimentação nas cinco noites de festa. No evento de apresentação, ela estava representando os comerciantes e afirmou que a organização foi impecável. “Foi incrível trabalhar na praça de alimentação. A segurança, a limpeza e a organização estavam excelentes. Nós tivemos um ambiente em que as famílias puderam estar até tarde, inclusive, com crianças pequenas, porque o local era seguro e organizado. Foi uma experiência positiva e para o ano que vem a expectativa é trabalharmos novamente”, disse, completando que outro diferencial foi a capacitação ofertada pela Prefeitura e Sebrae.

O músico, Ed Wilson, da Banda Balacaí, participou da apresentação e comentou que neste ano a gestão municipal deu uma grande abertura aos artistas regionais e isso foi fantástico. “Quase a totalidade dos artistas locais se apresentaram, independente de estilo musical e isso foi muito positivo, pois fortalece os artistas regionais”, finalizou.

Participaram da prestação de contas, o deputado federal, Eli Borges; os vereadores César da Farmácia e Ronaldo Lira; secretários municipais; representantes de blocos; músicos; a rainha do Carnaval 2023, Claudenira Almeida; representante da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Rafael Salmo; imprensa, empresários e público em geral.

O evento de prestação de contas foi finalizado com uma apresentação de quadrilha junina com o grupo Império Nordestina, que deu uma prévia do que será o Arraiá da Amizade, que acontecerá em junho.