Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Quando o assunto é vacinação, Gurupi foi um município que saiu à frente de muitos. Iniciou a campanha da vacina Bivalente já imunizando o público de 60 anos ou mais. Já nesta semana a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai também antecipar todo o público alvo da campanha.

Foto Gabriel Silva Chagas – Secom Gurupi

A partir de hoje, 09, pessoas imunocomprometidas e com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade também receberão as doses da bivalente.

Foto Gabriel Silva Chagas – Secom Gurupi

É importante lembrar que a vacinação dos grupos prioritários ainda segue normalmente. São eles: pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas (a partir de 12 anos).

“Estamos com muitas doses disponíveis, mas a procura ainda é baixa. Precisamos que a população seja vacinada para mantermos a maior quantidade de pessoas imunizadas contra a doença”, explicou Halex Cavalcante Coutinho, coordenador de vigilância epidemiológica da Semus.

Foto Gabriel Silva Chagas – Secom Gurupi

“Quero fazer esta convocação, que todo nosso público alvo compareça nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão vacinando, para realizar a imunização! Ela é muito importante! Só com nossa população devidamente imunizada poderemos continuar realizando estes grandes eventos para nossa comunidade. Vamos vacinar contra Covid-19 e manter Gurupi segura”, reforçou a prefeita Josi Nunes.

Para receber a bivalente, aqueles que estiverem no grupo prioritário já devem ter recebido  duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.  A pessoa também precisa levar os documentos de identidade, cartão de vacina e cartão SUS.

Vacinação Casa do Idoso de Gurupi

Na manhã desta quinta-feira, 09, quem também recebeu as doses da bivalente foram os 20 moradores da Casa do Idoso de Gurupi.  As enfermeiras da Semus se uniram à psicóloga que trabalha na casa, para realizar a imunização. Todos foram muito receptivos e estão sempre com o cartão de vacinas atualizado.

Foto Gabriel Silva Chagas – Secom Gurupi

“A gente realizou esta ação justamente para prevenir eles dos sintomas mais graves da Covid-19, caso algum venha a pegar. Mas todos já estavam com os cartões de vacinas atualizados. Como os idosos são um público mais frágil, nós sempre priorizamos para que eles estejam com o cartão de todas as vacinas atualizado. É uma ação que realizamos anualmente.

Foto Gabriel Silva Chagas – Secom Gurupi

“Sempre damos este apoio à Casa do Idoso de Gurupi. A saúde dos nossos idosos e das comunidades mais vulneráveis é prioridade para nós. Basta sermos solicitados que prontamente realizamos os serviços. É gratificante ver o cuidado e carinho das enfermeiras com este público”, disse o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

PONTOS DE VACINAÇÃO:

*UBS Parque das Acácias*