Desenv. Econômico, Geral, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Em uma parceria inédita firmada entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), uma força tarefa de vistoria está sendo realizada durante esta semana. Os fiscais e inspetores estão visitando as lavouras do município.

O objetivo da ação conjunta é verificar a regularidade do trabalho dos profissionais de Engenharia e Agronomia, além de ver questões como ART da assessoria técnica aos produtores rurais do sistema de silagem, ART dos receituários agronômicos e das atividades produtivas, bem como a regularização ambiental dos empreendimentos agrícolas.

Fotos: Divulgação

“É a primeira vez que fazemos esta ação conjunta, o que é muito positivo, porque gera um fortalecimento institucional para os dois órgãos, tanto para a nossa Secretaria, quanto para o CREA, que faz esta fiscalização e que muitas vezes não conhece a nossa região tão bem quanto nós conhecemos. Com isso conseguimos fazer um trabalho mais objetivo, aumenta muito a produtividade e nós conseguimos fazer uma orientação aos produtores. Isso amplia a capacidade de regularização ambiental”, frisou o Diretor de Meio Ambiente de Gurupi e Inspetor do CREA, Diego Rocha.

Fotos: Divulgação

A fiscal do CREA em Gurupi, Halana Rocha, explica que este trabalho é desenvolvido pela entidade durante o período de safra. “Todo serviço na área de engenharia o CREA fiscaliza, seja com relação à assistência técnica da lavoura, como também à venda de defensivos químicos. Então a gente está indo verificar se estes profissionais que estão prestando serviço estão de acordo com a legislação vigente do CREA”, afirmou.

Sobre a parceria com a Prefeitura de Gurupi, Halana Rocha destaca que tem sido muito importante porque os inspetores do CREA estão indo em propriedades que eles não tinham conhecimento.