Saúde|

Compartilhe:

Por Karla Paz – Ascom Semus

Além das especialidades já oferecidas, a Policlínica Luís Santos Filho, gerida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agora também passa a ofertar o atendimento de um Alergista. O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes em pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos. Muitas vezes andam em conjunto com outras especialidades como pediatria, otorrinolaringologia, gastroenterologia e dermatologia.

Foto Arquivo Secom

“Estamos sempre procurando aumentar a oferta de atendimentos na Policlínica para nossa comunidade.  Antigamente, a gente via muitas pessoas tendo que sair do município para se tratar de algumas enfermidades por falta de profissionais da área. Essa é uma situação que praticamente não ocorre mais em Gurupi, pelo contrário, agora vemos muita gente vindo até aqui para se tratar. Estamos sendo referência em saúde pública, para muitos municípios da região e procuramos continuar sendo. Ainda teremos mais novidades, em relação a Policlínica porque com a reforma, ampliação e o anexo da Clínica de Especialidades, vamos ter um grande complexo de atendimentos variados na cidade”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Foto Arquivo Secom

“Hoje temos 27 médicos prestando serviços na nossa Policlínica e já estamos providenciando novas especialidades. Ao todo, estamos ofertando 18 especialidades diferentes. A entrada da Alergologia nos nossos atendimentos era uma necessidade. As alergias são doenças frequentes em pessoas de qualquer idade, ainda mais em nossa região onde temos variações climáticas tão definidas, como tempo seco e chuvoso. A partir de agora a comunidade pode ficar tranquila em caso de alergias, pois a Policlínica já está oferecendo a atenção necessária”, afirmou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

QUANDO PROCURAR UM ALERGISTA?

Quando apresentar sintomas frequentes característicos de alergia, como queixas respiratórias, digestivas ou manifestações na pele.

Quais são as principais doenças alérgicas?

* Alergias respiratórias: rinite, asma, tosse.

* Conjuntivite alérgica.

* Alergias de pele: urticárias, angioedema, dermatite atópica, dermatite de contato, prurido cutâneo.

* Alergia alimentar (leite, ovo, soja, trigo, camarão e outros).

* Alergia a veneno de insetos.

* Alergia a medicamentos.

* Anafilaxia (reações alérgicas potencialmente graves).

* Esofagite eosinofilia (doença crônica inflamatória).

* Síndrome do lactente sibilante, conhecido também como bebê chiador.

* Imunodeficiências.

“Para conseguir o procedimento, o paciente que estiver com sintomas alérgicos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) que frequenta e o médico clínico geral irá encaminhar ele para o especialista alergista da Policlínica. É uma regulação simples que traz mais organização para o sistema de atendimento. Além disso, é importante frisar que o acompanhamento de um médico alergista pode auxiliar na melhora do bem-estar e diminuição dos incômodos causados pelas crises, ele também pode impedir que a doença se agrave, afetando a qualidade de vida do paciente. Com o oferecimento da especialidade, as pessoas poderão agora realizar consultas regulares mantendo a rotina médica em dia, é uma forma essencial de preservar a saúde”, frisou a diretora da Policlínica de Gurupi, Arielle Urzedo.

POLICLÍNICA:

A Policlínica de Gurupi atende uma média de 100 pacientes por dia, de vários municípios da região sul do estado e conta com diversos profissionais especializados para atendimento à comunidade, tais como:  Psiquiatria, Nefrologia, Psicologia, Nutrição, Urologia, Vascular, Ortopedia, Cardiologia, Radiologia (ultrassom), Cirurgia pediátrica, Dermatologia, Ginecologia, Infectologia, Pneumologia, Endocrinologia, Geriatria, Neurologia, Fonoaudiologia e até o trabalho de uma Assistente Social. Além de acoplar junto a sua estrutura o SAE – Serviço de Assistência Especializada (para pacientes portadores de HIV) e o Núcleo de atendimento à Hanseníase e Tuberculose.

Comments are closed.

Close Search Window