Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 31, uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi, para oficializar a aquisição do primeiro equipamento de Raio X mais moderno e próprio da unidade.

O novo aparelho de Raio X é todo digital e realiza entre 30 e 45 exames por dia, na UPA de Gurupi!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O aparelho foi adquirido pela Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores da cidade, por meio de emenda proposta pelos parlamentares. Além disso, há também parceria com a Universidade de Gurupi (Unirg), atual gerente de atividades da UPA. O novo aparelho já está em funcionamento e realizando exames de Radiografia, que  beneficiando inúmeros pacientes. Ele é solicitado pelo médico conforme a necessidade do atendido. Por meio dele é possível diagnosticar fraturas, problemas pulmonares e outras condições que podem afetar um paciente.

A prefeita Josi Nunes, parlamentares e demais autoridades visitaram as instalações onde fica o aparelho. /Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Para instalação total do aparelho que hoje já se encontra em total funcionamento, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Semus realizou a reforma e adaptação da sala escolhida para realização dos exames de Raio X. Estamos na era da tecnologia e este é um Raio X de última geração, totalmente digital. Ele foi adquirido com esta parceria da Câmara Municipal de Vereadores e o parlamentares cederam emenda para Secretaria Municipal de Saúde. Então é uma alegria estarmos entregando este aparelho de tão grande qualidade e também por poder atender a população com diagnósticos muito mais rápidos, atendendo toda demanda da população de Gurupi. Por isso, ele é tão importante em uma unidade de saúde, como a nossa UPA”, explicou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“A radiografia é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e também já era oferecida na Upa, mas por meio de um aparelho locado. Agora, com a aquisição de um aparelho próprio, totalmente moderno e digital, os exames serão realizados de forma mais rápida e com custo muito menor.  Beneficiando ainda mais pacientes que necessitarem do serviço ! Na UPA nosso objetivo é equipá-la ainda mais, trazer uma gestão mais moderna, otimizar os trabalhos. É trazer mais humanidade, um trabalho mais humanizado! É esse o projeto que nós unimos Universidade UnirG e gestão. Nosso objetivo é que todo o nosso sistema melhore mais a cada dia, para nossa  comunidade se sentir segura e satisfeita. Para isso, nós estamos preparando nossa equipe, adquirindo mais equipamentos , fazendo a manutenção predial  e uma série de ações  que estão sendo feitas para área da saúde municipal”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É um aparelho muito importante, tanto para comunidade, quanto os nossos servidores, nossos operadores de Raio X . É uma máquina muito moderna que atende a toda população com diversos exames que a gente precisa fazer diariamente. Já está em funcionamento desde o dia que foi instalado e está atendendo muito bem a demanda da UPA, sendo de 35 a 45 exames por dia. Nossa comunidade está sendo muito bem atendida”, disse Sandra Mara, coordenadora interina da UPA Gurupi.