Desenv. Econômico|

Por: Heliana Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Gurupi deu mais um passo para ampliação do mercado de agroindústrias. Agora o Serviço de Inspeção Municipal de Gurupi (SIM) está habilitado a indicar agroindústrias para credenciamento ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Estado do Tocantins (SUSAF), com isso as empresas que comercializam produtos de origem animal poderão vender seus produtos para os 139 municípios do Tocantins.

A portaria com a autorização para a indicação foi publicada na edição do Diário Oficial do Tocantins desta quinta-feira, 27.

O inspetor sanitário municipal, Douglas Henrique Morais, comenta que esta portaria representa um ganho enorme para o município, pois vai possibilitar as empresas ampliar o leque de clientes; com o aumento das vendas, aumenta-se a produção, consequentemente cresce a demanda por mão-de-obra, o que vai provocar a abertura de novos postos de trabalho.

O inspetor explica que os empresários que desejarem ampliar a comercialização de seus produtos a todo o território tocantinense deverão encaminhar ofício solicitando ao SIM a inclusão da agroindústria ao SUSAF, ao e-mail diretoria.agricultura@gurupi.to.gov.br; ou entregar pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizada no Centro Administrativo (BR-242). Esta solicitação será enviada à câmara técnica do SUSAF, que enviará profissionais para vistoriar a agroindústria e, se tiver tudo dentro das normas estabelecidas, será credenciada a vender os produtos para todo o Estado. Este ofício já pode ser enviado a partir desta sexta-feira, 28.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comemora essa conquista e destaca que é uma grande oportunidade de ampliação de negócios, de geração de renda e tudo isso é fruto do trabalho que a gestão vem desempenhando para ampliar oportunidades em todos os segmentos.