Educação, Juventude e Esportes|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com a participação de 58 equipes e mais de 700 atletas inscritos, foi aberta oficialmente a fase municipal da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS), em Gurupi, nesta segunda-feira, 24. O evento lotou o ginásio de esportes Idanizete de Paula e foi promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino (DRE).

A cerimônia contou com apresentações artísticas como dança e capoeira, apresentação das equipes que participarão da competição e acendimento da pira dos JETS. Nesta edição em Gurupi, estão participando 26 escolas públicas (das redes municipal e estadual) e privadas. Estão envolvidos mais de 40 professores de educação física e 15 árbitros para os 4 dias de competição.

A prefeita Josi Nunes enfatizou a parceria da Prefeitura de Gurupi com o Governo do Estado para benefício dos alunos. “É muito importante darmos esse apoio pois a integração através do esporte traz uma mobilização muito grande com nossos estudantes, além de uma integração da rede pública com a particular. Nos JETS nossos estudantes canalizam uma série de valores ligados à vida, à saúde, ao respeito, à solidariedade, e tantos outros, então atividades como essa tem que ser bastante valorizadas”, disse.

Representando o secretário municipal de Educação, Davi Abrantes, o diretor-executivo da pasta, Jonatas Barreto, destacou a confraternização entre as escolas por meio dos jogos. “Com muita felicidade estamos promovendo esta etapa municipal, podendo ver esse ginásio lotado, com mais de 700 alunos inscritos na competição, onde estarão aqui se confraternizando e buscando representar nossa cidade na fase regional e na estadual. Essa diversão aqui não tem preço, a integração, o lúdico do esporte, isso é saudável, o nosso objetivo é promover essa integração”, afirmou.

O diretor regional de ensino, Antônio Carlos Pakalolo, enalteceu a parceria da Prefeitura de Gurupi na realização da etapa municipal. “Uma honra poder fazer essa parceria com a Prefeitura de Gurupi. Nosso governador Wanderlei Barbosa e nosso secretário de Educação, Fábio Vaz, tem nos estimulado a fazer essas parcerias com os municípios. E para nós aqui em Gurupi é um orgulho muito grande, pois sabemos da importância desta cidade dentro desse processo e com certeza será novamente um sucesso. É uma parceria que dá certo, e os beneficiados são nossos alunos das nossas escolas”, enfatizou.

Os alunos estão ansiosos com a disputa dos jogos e cheios de expectativa com a possibilidade de representar Gurupi nas próximas etapas. “Estou me preparando há muito tempo para os JETS, treinando para fazer o meu melhor e nossa equipe está unida para chegarmos o mais longe possível”, relatou Clemo Eduardo, 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, que vai disputar na modalidade voleibol.

O Arthur Miguel, 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Lenival Correia, vai disputar na modalidade futsal e foi o responsável por levar a tocha para acender a pira dos JETS. Ele está empolgado para entrar na quadra e começar as partidas. “É uma expectativa grande, é muito bom poder participar de uma competição com tantas escolas, com certeza vamos dar nosso melhor e se Deus quiser conseguir ser campeão”, disse.

Modalidades

Os JETS contam com as seguintes modalidades esportivas: futsal masculino e feminino nas categorias 12/14 e 15/17, voleibol feminino e masculino nas categorias 12/14 e 15/17, vôlei de areia masculino e feminino nas categorias 12/14 e 15/17, tênis de mesa e xadrez masculino. As partidas acontecem no ginásio Idanizete de Paula (no principal e no anexo), na quadra da Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (AGAB), e na quadra de areia do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, o Arizinho.

Parajets

Simultaneamente à disputa dos jogos estudantis, acontece também a disputa dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins – PARAJETS. As escolas de Gurupi que tiverem interesse em participar devem se inscrever até o final do mês de maio, assim todos os atletas vão direto para a disputa da fase regional.