Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, cumpriu agenda em Palmas nesta terça-feira, 25, onde se reuniu com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador Laurez Moreira, para discutir o projeto de construção da via Perimetral Sul. A obra visa interligar as rodovias BR’s-153 e 242, por meio de uma alça viária, para retirar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade.

Na oportunidade, acompanhou a prefeita na audiência o secretário chefe de gabinete, José Carlos Bessa. Também participaram da reunião o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, e o presidente da Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro.

A Prefeita reforçou ao Governador a importância da realização da obra, bem como o apoio do Governo do Estado para a execução do projeto. Uma das sugestões apresentadas na reunião foi a realização da primeira etapa da obra, que consiste na construção de uma das duas pistas, o que já contribui com a retirada do trânsito pesado das vias centrais da cidade.

“O governador Wanderlei Barbosa está bem sensibilizado em apoiar a realização desta obra, orçada em R$ 55 milhões para pista dupla. Mas a sugestão levantada no encontro é realizar um projeto para construirmos inicialmente uma das pistas e deixar outra encaminhada no projeto para futuramente ser construída. Apesar de ser apenas uma pista, vamos tirar o tráfego pesado do centro da cidade e fazer essa alça ligando as duas rodovias”, disse a prefeita Josi Nunes.

A gestora destacou ainda que a construção da Via Perimetral Sul trará inúmeros benefícios para a cidade. “É uma obra estratégica para Gurupi e trará desenvolvimento para toda a região, mais segurança e tranquilidade no trânsito, preservação de vidas, menos danos na malha asfáltica, além de uma melhor logística para os empresários, fora outras vantagens futuras”, citou.

Via Perimetral Sul

Visando melhorar as condições de trafegabilidade para os empresários e para a comunidade, a Prefeitura de Gurupi projetou a implantação da Via Perimetral Sul, que será uma ligação direta entre as BR’s 153 e 242 e também com o pátio da Ferrovia Norte/Sul. Uma pista de cerca de 12 km de extensão, que vai retirar o trânsito pesado do Centro da cidade, reduzindo a possibilidade de acidentes, diminuindo prejuízos aos empresários e otimizando o transporte de cargas.

A Perimetral Sul terá início em frente à Ceasa, às margens da BR-153, passando pela estrada da antiga fábrica Colorin, seguindo pelos fundos do campus da UFT e chegando ao Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi na BR-242.

Reprodução projeto da Via Perimetral Sul