Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Durante toda esta quarta-feira, 26, as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão realizando ações voltadas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Com as atividades, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

Aferição de pressão na UBS João manoel./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Hoje nós estamos com este foco especial, com toda atenção voltada para hipertensão. Então nós temos médico, com enfermagem, coleta de dados, antropometria (medição de peso, altura e circunferência abdominal), medição de glicemia e principalmente a aferição da pressão. São medidas de rastreio que inclusive a gente pede que a população participe, porque o diagnóstico precoce é muito importante e esta é uma doença silenciosa”, explicou Kelvin Hamim, médico de estratégia da família da UBS João Manoel.

Aferição de pressão UBS Campo Bello./ Foto Divulgação.

Palestra na UBS Nova Fronteira./ Foto Divulgação

“É perfeito o que a UBS está fazendo! Isso é muito bom, porque nós estamos tendo muita informação! Não sou hipertensa graças a Deus! Minha pressão de perfeita 12.8”, disse dona Rita Marinho, aposentada que participou da ação na UBS João Manoel.

Mais da ação na UBS Campo Bello./ Foto Divulgação

Palestra na UBS Waldir Lins./ Foto Divulgação.

As programações nas UBSs seguem até às 17h.

Palestra na UBS Rosendo./ Foto Divulgação.

Palestra na UBS Bela Vista./ Foto Divulgação.

“As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. A SEMUS quer destacar a importância do autocuidado, ampliar a qualidade de vida e trazer informação de qualidade para população”, frisou Jaciara Martins, coordenadora do setor de doenças crônicas não transmissíveis (DANT).

Café da manhã da UBS São José./ Foto Divulgação.

UBS São José./ Foto Divulgação.

Hipertensão

Sintomas:  Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Principais causas:  Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Prevenção e controle:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.