Por Karla Paz – Ascom Semus
Durante toda esta quarta-feira, 26, as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão realizando ações voltadas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Com as atividades, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
“Hoje nós estamos com este foco especial, com toda atenção voltada para hipertensão. Então nós temos médico, com enfermagem, coleta de dados, antropometria (medição de peso, altura e circunferência abdominal), medição de glicemia e principalmente a aferição da pressão. São medidas de rastreio que inclusive a gente pede que a população participe, porque o diagnóstico precoce é muito importante e esta é uma doença silenciosa”, explicou Kelvin Hamim, médico de estratégia da família da UBS João Manoel.
“É perfeito o que a UBS está fazendo! Isso é muito bom, porque nós estamos tendo muita informação! Não sou hipertensa graças a Deus! Minha pressão de perfeita 12.8”, disse dona Rita Marinho, aposentada que participou da ação na UBS João Manoel.
As programações nas UBSs seguem até às 17h.
“As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. A SEMUS quer destacar a importância do autocuidado, ampliar a qualidade de vida e trazer informação de qualidade para população”, frisou Jaciara Martins, coordenadora do setor de doenças crônicas não transmissíveis (DANT).
Hipertensão
Sintomas: Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
Principais causas: Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Prevenção e controle:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.
Fonte: Ministério da Saúde