Desenv. Econômico, Gabinete|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Mais um importante passo em prol do crescimento econômico de Gurupi foi dado na tarde desta quarta-feira, 05, com a formalização do protocolo de intenções assinado pela prefeita Josi Nunes e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires. O documento prevê a cooperação mútua, visando a integração das atividades de promoção do desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade.

Presidente da Fieto, Roberto Pires, e a prefeita Josi Nunes – Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

“Nós estamos formalizando a parceria que já existe. Além da parceria com as instituições e entidades, nós temos parcerias também com o setor privado e com as universidades. Então nós buscamos unir o conhecimento, com a iniciativa privada e a gestão pública para que tudo que é desenvolvimento nas universidades possa impactar na gestão e no empresariado para que nós tenhamos soluções mais modernas e inovadoras para as demandas da nossa comunidade”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

Dentre os objetivos do protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e a Fieto estão: Ofertar capacitações voltadas aos segmentos da indústria, alimentação, lazer, turismo, serviços, hotelaria, varejo/vendas; Formatar e ofertar metodologias voltadas ao desenvolvimento, fomento e capacitação dos pequenos empreendedores; Promover a aproximação com entidades representativas das classes patronais; Apoiar e colocar à disposição cursos profissionalizantes voltados ao segmento industrial de Gurupi; Apoiar e desenvolver metodologia visando a certificação e valorização de produtos com origem no Gurupi.

Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

“É com muita alegria que assinamos este termo de parceria para podermos realizar aqui ações que possam vir ao encontro do desenvolvimento industrial desta região. Fico muito feliz em estar aqui neste momento. Confiamos muito na gestão da prefeita Josi, que é muito esclarecida e que tem o sentimento da importância da indústria para uma região”, frisou o presidente da Fieto, Roberto Pires.

Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

A formalização da parceria entre a Prefeitura de Gurupi e a Fieto também contou com a presença de vários diretores e conselheiros da Fieto, além de representantes de entidades classistas, empresários, secretários municipais e dos vereadores Colemar da Saborelle, Jair do Povo, André Caixeta, Matheus Monteiro, Zezinho da Lafiche, Rodrigo Maciel, Elvan Leão e Ronaldo Lira.

Secretário de Desenv. Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, durante assinatura do protocolo de intenções com a Fieto – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A empresária Andrea Stival, que prestigiou a solenidade, parabenizou a iniciativa. “É incrível o trabalho que a Prefeita vem fazendo. A gente percebe a importância desta tríade, que ela conseguiu juntar, que é o poder público, a academia e o setor privado em prol do desenvolvimento da nossa cidade e região. Estamos muito felizes em ver esta força-tarefa que a prefeita Josi conseguiu encampar juntamente com a Fieto, Fecomércio, Sebrae e os demais parceiros”, destacou Andrea Stival.

A empresária Andrea Stival, o Presidente da Fieto Roberto Pires e a Prefeita de Gurupi Josi Nunes – Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

Mais desenvolvimento

Ainda durante a solenidade, realizada no gabinete da Prefeitura, a Prefeita destacou as várias ações que a gestão pública municipal tem feito visando a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico da cidade, como o incentivo para que as empresas possam se instalar no Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig).

“O nosso Parque Agroindustrial foi construído pelo meu pai, Jacinto Nunes, em 1987. De lá até 2020 estavam instaladas no Paig 31 empresas. Já de 2021 até agora, em dois anos da nossa gestão, nós conseguimos instalar lá 34 empresas, gerando emprego, renda e dignidade para a comunidade de Gurupi”, finalizou a prefeita Josi Nunes.