Educação|

Por: Fabíola Sélis -Ascom Semeg

Foto: Mai-kito Santos

O espaço do auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, ficou lotado, na noite desta segunda-feira, 17. O motivo foi a realização da ‘Noite Azul’ – um evento que já é realizado todos os anos, pela Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de fortalecer e colaborar com a conscientização do autismo.

Com o tema “quando a gente se conscientiza, todas as peças se encaixam”, a noite foi um momento de reflexão sobre os direitos, deveres, dificuldades enfrentadas com o preconceito e ainda o desenvolvimento das habilidades na escola. O evento contou com a participação da comunidade, entre pais e alunos da rede municipal, da Apae, Aspag, Associação Projeto Artur e também de diretores, coordenadores, orientadores, professores da educação especial , profissionais de apoio da rede municipal e servidores da Semeg.

Foi momento também de compartilhar experiências, com o atendimento especializado realizado nas escolas municipais. A professora do atendimento educacional especializado, Nelma Pereira Antunes, da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, apresentou no telão um vídeo que mostrou a evolução dos alunos atendidos na unidade escolar, em especial a aluna com autismo severo, que antes da aplicação do método Pecs e as intervenções na sala multifuncional, a criança não sentava na cadeira e não falava. Logo depois, do trabalho desenvolvido a aluna já apresentou evolução.

Na programação teve também a apresentação do aluno autista Davi Lopes Pacheco, que estuda na Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota. Ele recitou o poema ‘Esperança’ da autora Roseana Murray. Além disso, o espaço também foi de acolhimento. Dóris Barros, jornalista e avô de duas meninas gêmeas de 9 anos de idade, que são alunas da rede municipal, fez depoimento emocionante. “Essas duas meninas são nossas professoras há 9 anos. Desde que nasceram elas ensinam a família toda sobre como lidar com as diferenças, o preconceito, as dificuldades que tem uma pessoa com TEA. Elas são bençãos. E eu agradeço muito a educação municipal, pois desde os três anos de idade, que elas frequentam a rede e é notável a evolução delas, a partir de todo do trabalho desenvolvido nas escolas. A gente já avançou muito e temos muito ainda para caminhar. Obrigada secretário Davi e prefeita Josi Nunes”, disse.

Foto: Mai-kito Santos

A palestra da noite foi ministrada pela promotora de justiça, Ana Lúcia Gomes, da 9ª promotoria de justiça de Gurupi, com atuação na área da Infância e Juventude, Educação e Idoso. Ela falou sobre a evolução dos direitos da pessoa com autismo e de como tem sido realizado o atendimento em Gurupi em parceria com a secretaria da educação. Onde todos os casos que já chegaram no Ministério Público, sempre são prontamente atendidos pela secretaria.

Foto: Mai-kito Santos

O Secretário Municipal da Educação de Gurupi, Professor Davi Abrantes, mencionou a importância desse momento realizado junto com a comunidade. “Com a informação nós conseguimos combater o preconceito, avançar nas melhorias, nos processos, na aplicação de métodos que resultam na evolução do aluno em sala de aula. A educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista. Precisamos ter esse momento com a comunidade, para fortalecer o vínculo e mostrar que estamos trabalhando para melhorar cada dia mais a educação municipal de Gurupi”, disse.