Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vem realizando ações que demonstram o compromisso com a qualidade da educação. Além dos investimentos em mais de 11 milhões de reais com aquisição de equipamentos e melhorias nas estruturas das escolas, o processo ensino aprendizagem também tem um olhar diferenciado e faz parte do compromisso inovador com a qualidade do ensino.

Dentro do programa “Vamos de SAEB” da Secretaria Municipal da Educação, os aulões fazem parte das ações previstas no plano do programa para preparar os alunos que vão participar da avaliação da educação básica brasileira, promovida pelo Governo Federal.

Os resultados obtidos no SAEB têm um impacto significativo no sistema educacional como um todo, servindo como base para o planejamento e implementação de políticas de ensino. Ao oferecer suporte e preparação adequados, a rede municipal está pavimentando o caminho para o aprimoramento contínuo da educação, levando em consideração as necessidades e o progresso dos alunos.

“Os benefícios de programas como esse são inúmeros. Além de preparar os alunos para a avaliação, as ações também ajudam a identificar as áreas que precisam de maior atenção e apoio, tanto individualmente como no âmbito do currículo escolar. Através do aulão preparatório, os estudantes têm a oportunidade de sanar dúvidas, fortalecer conceitos e desenvolver habilidades fundamentais para o seu futuro escolar”, disse secretário municipal da educação, Davi Abrantes.

Aulão

Os aulões preparatórios acontecem de 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções Mauro Cunha. O evento deve reunir cerca de mil alunos do ensino fundamental (5º e 9º anos) da rede municipal de ensino, de diferentes escolas municipais, proporcionando um ambiente colaborativo e enriquecedor. Com uma programação cuidadosamente elaborada, os alunos vão poder revisar conteúdos, aprimorar habilidades e compartilhar estratégias de estudo. Além disso, a iniciativa também tem como objetivo reduzir a ansiedade dos estudantes, aumentando sua confiança e motivação.
“A realização deste aulão preparatório é uma prova concreta de que a rede municipal está comprometida em garantir uma educação de qualidade, preparando os alunos para enfrentar as avaliações e, ao mesmo tempo, investindo no desenvolvimento integral de cada indivíduo”, disse diretora de gestão pedagógica, Marquília Resplandes.

SAEB

O SAEB é uma avaliação de larga escala aplicada em todo o país, tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos alunos em áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática. A participação em programas de preparação para essa avaliação pode fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da prova e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade do ensino.