Gabinete|

Por: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi realizou neste domingo, 21, mais uma edição do projeto “Prefeitura nos Bairros”, que tem como objetivo aproximar os serviços públicos municipais da população. Esta edição aconteceu no setor Parque das Acácias, em parceria com a Associação de Moradores, com oferta de ações culturais, de esporte, lazer e saúde, na Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que o projeto é muito importante por levar todos os serviços da Prefeitura para mais perto da comunidade. “Nós temos os postos de saúde, escolas e outros serviços em diversos setores, mas às vezes, acontece de as pessoas terem dificuldades para ir buscar algum atendimento e por esse motivo, uma vez por mês, estamos levando os serviços da Prefeitura para os bairros”, explicou informando que o projeto também dá a oportunidade aos moradores de apresentar demandas à Prefeita e aos secretários municipais. “É um momento de lazer, de integração entre os moradores e a gestão, mas, em especial, de prestação de serviços”, finalizou.

Foram ofertados serviços de saúde como aferição de pressão e glicemia, consultas médicas, inclusive, com nutróloga, atualização do cartão de vacina, orientações de saúde bucal, atualização do cadastro do programa bolsa família; castramóvel e teste de calazar; atendimento para tirar dúvidas sobre regularização fundiária; ações culturais, esportivas, doação de mudas nativas; corte de cabelo e design de sobrancelha. Para as crianças, foram ofertados parquinho, leituras, instrumentos musicais, pintura facial, pipoca, algodão doce e cremosinho. Também aconteceu uma roda de conversa com a Prefeita.

A moradora do bairro, Larissa Vieira, foi à escola acompanhando a mãe, que queria fazer uma avaliação médica, e com o filho, de 1 ano, que aproveitou bastante o parquinho no pátio da escola. “Uma ação maravilhosa para uma manhã de domingo. A gestão está de parabéns”, disse.

Quem aproveitou a ação para uma avaliação médica foi a dona de casa Adailza Martins, que inclusive mora em outro setor, mas ao saber da ação fez questão de participar. Ela, que está fazendo acompanhamento para redução de peso, aproveitou para consultar com a médica nutróloga. “Ao saber que a nutróloga ia atender aqui resolvi vir. Um atendimento de excelência. Só agradecer por ações como estas, que inclusive, precisam acontecer mais”, opinou. A dona de casa também levou para casa mudas de ipê amarelo, rosa e aroeira.

A jovem mãe, Milena Ribeiro, aproveitou a ação para atualizar o cartão de vacinação do bebê de quatro meses.  “Temos o postinho no bairro, mas ao saber que teria a sala de vacinação aqui na escola, decidi vir e aplicar as doses no meu bebê e garantir a saúde dele”, disse informando que ele recebeu as doses de rotina necessárias à idade.

O morador, Ozailton Barbosa, foi à escola com a esposa e o filho e o cachorro de estimação que realizou o teste de calazar. “Sabemos que no CCZ é feito o teste, mas devido à correria não tivemos como levá-lo e com esta ação no domingo, vim com toda minha família para garantir que nosso animal de estimação está bem. Enquanto estou aguardando o atendimento, meu filho está no parquinho aproveitando. É uma ação para toda a família”, ressaltou.

A ação aconteceu durante toda a manhã com grande participação dos moradores e a presença dos vereadores Matheus Monteiro, Jair do Povo, César da Farmácia, Elvan Leão, secretários municipais e servidores de diversas pastas da Prefeitura.