Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou nesta terça-feira, 02, da 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, na Câmara Municipal de Gurupi. Organizada pela equipe local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a reunião teve como objetivo apresentar dados prévios do recenseamento realizado no município.

Além da apresentação dos dados prévios, o momento também serviu para tirar dúvidas e colher sugestões da sociedade civil, autoridades e comunidade. A equipe do IBGE enfatizou que Gurupi foi destaque no Tocantins com relação ao trabalho de coleta de dados, com baixo índice de recusa e ausências, e reforçaram que a parceria do poder público na mobilização da população foi fundamental para o trabalho exitoso dos recenseadores no município.

A prefeita Josi Nunes destacou que a gestão não mediu esforços para contribuir com o trabalho do IBGE. “A Prefeitura de Gurupi se colocou à disposição do IBGE, montamos uma campanha de comunicação, colocamos carros de som, fizemos encontros aqui na Câmara, mobilizamos as lideranças, chamamos a classe empresarial, tudo para que a sociedade gurupiense se sensibilizasse e pudesse responder ao censo, pois ele é um diagnóstico da realidade da sociedade e é ele que vai balizar o tanto de recursos que o município vai receber em várias áreas. Por isso, foi importante esse trabalho em parceria”, disse.

Dados prévios

Durante a apresentação, a equipe do IBGE reforçou que foi concluída apenas a primeira etapa do Censo 2022, e que os dados coletados ainda passarão por tratamento estatístico em outras etapas até a conclusão e apresentação final dos números. Com relação ao recenseamento, os números prévios apresentados apontam que Gurupi está em franca expansão.

No censo de 2010, foram recenseados em Gurupi 26.686 domicílios, enquanto em 2022 foram 36.800 domicílios recenseados. Em 2010, foram 76.755 pessoas recenseadas. Já em 2022, o número saltou para 83.180 pessoas recenseadas.

Segundo o superintendente do IBGE Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, apesar de serem números brutos, que ainda passarão por tratamento estatístico, esta primeira etapa do censo demográfico já mostra que a Capital da Amizade está crescendo e que a cidade teve um dos melhores aproveitamentos do Estado, graças ao trabalho feito em parceria.

“O apoio da sociedade gurupiense, dos poderes constituídos, foi essencial. Relatamos aqui em Gurupi um dos melhores aproveitamentos do Estado. A cidade teve um aproveitamento excelente, muito acima da média do Tocantins e muito acima da média do Brasil. Isso tudo resultado do trabalho conjunto dos poderes públicos locais, do IBGE, e da colaboração da população”, destacou o Superintendente.

O coordenador de área do IBGE de Gurupi, Mateus Cesar Barbosa, lembrou que no início, a equipe enfrentou dificuldades com a resistência de parte dos moradores em receber os entrevistadores. Porém, com a união do poder público, sensibilizando a sociedade, Gurupi abriu as portas para o censo. “A partir daí começamos a ter uma abertura melhor nas moradias e prova disso foi que ao final da operação, o índice de ausências e recusa foi extremamente baixo. Gurupi foi o grande destaque do Tocantins, então, a gente fica com sentimento de satisfação por ter obtido êxito em reverter a situação e alcançar as famílias para obter as respostas necessárias da população de Gurupi”, afirmou.