Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Com intuito de trazer mais agilidade ao atendimento e conforto aos usuários da saúde pública municipal, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) irá realizar a entrega de 25 computadores que serão disponibilizados para prédios e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também serão entregues: 06 Carros novos, sendo 05 (cinco) de transporte comum de passageiros e 01 camionete que reforçarão a frota que atende a comunidade. Isso, além de 50 uniformes para identificação dos profissionais do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar – e Educadores Físicos dando segurança ao paciente quando receber esses profissionais em sua residência.

Além disso, a Prefeitura também irá formalizar a entrega de quase 200 mil reais em equipamentos de uso diário hospitalar para Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi (UPA 24h).

A Prefeitura de Gurupi também segue com manutenções nas UBSs e demais prédios da saúde, além de reforma e ampliação da Clínica da Mulher, reforma da Policlínica com construção da Clínica de Especialidades ao lado e revitalização do Centro Especializado em Reabilitação de Gurupi.

O evento de entrega dos equipamentos está marcado para esta quarta-feira, 17, às 8h30, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, que fica na Av. Pernambuco, entre as ruas 01 e 11.

“Estamos realizando inúmeras melhorias na área da saúde municipal! Além das reformas, manutenções e até construções que estamos fazendo, temos também a entrega de muitos materiais e equipamentos que vão trazer melhorias para os atendimentos de saúde da nossa comunidade. Quando falamos em gestão humanizada, estamos falando de todas as áreas que possam proporcionar isso. E ambientes mais bonitos, seguros e estruturados vão trazer muito mais conforto e comodidade para quem está ali, sendo atendido, precisando de todo este apoio”, explicou a prefeita Josi Nunes.

“Estamos trazendo junto com a prefeita Josi Nunes, muitas novidades para a saúde municipal! Como a Melhoria e aquisição de mais equipamentos, manutenção e em alguns casos até reforma e ampliação dos nossos prédios, implantação de novos Programas que possam atender diversas necessidades da nossa comunidade. É importante ressaltar que Gurupi atende também os municípios do entorno da Ilha do Bananal e como cidade referência seguimos com esta missão constante de trazer um atendimento de qualidade a todos”, frisou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

EQUIPAMENTOS QUE SERÃO ENTREGUES:

São aparelhamentos que trarão mais qualidade ao atendimento prestado à comunidade como: 04 macas leito para transportar os pacientes dentre da unidade, 03 carrinhos para transporte de medicamentos, 04 bombas de infusão para controlar o gotejamento de medicações, 04 monitores multiparâmetros para medir os sinais vitais dos pacientes, 07 oxímetros de pulso para monitoração de saturação de oxigênio e frequência cardíaca, 01 detector fetal portátil para monitorar os batimentos cardíacos do feto,  02 desfibriladores automáticos para manobras de ressuscitação de pacientes, 13 escadas para camas ou macas, 01 balança antropométrica adulto, 02 mesas de mayo para auxílio durante procedimentos, 15 poltronas para acompanhantes, 15 camas hospitalares, 12 negatoscópios de dois corpos para avaliação de raio-x, 04 suportes para isolamento de roupas contaminadas dos pacientes, 13 armários vitrine para armazenamento de utensílios hospitalares, 04 mesas auxiliares para procedimentos hospitalares, 04 carros curativos com balde e bacia para realização de procedimentos,  06 biombos triplos para privacidade dos procedimentos, 04 banquetas com rodas giratórias para uso durante os procedimentos, 17 suportes para soro, 05 computadores e 05 aspiradores cirúrgicos portáteis para aspiração de pacientes em estado crítico.