Tecnologia e Inovação|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi marca presença na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que começa nesta terça-feira, 16. Durante cinco dias, quem visitar o Parque Agrotecnológico de Palmas poderá conhecer um pouco do ecossistema de inovação gurupiense, como por exemplo, as startups e os projetos implementados pela carteira do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins (CDR Sul).

“Estamos muito satisfeitos em estar presentes na Agrotins. Expor nossos projetos e startups é uma iniciativa que consolida Gurupi como polo de conhecimento e de inovação da região Sul do Tocantins. Aproveito para convidar todos para visitarem o nosso estande, que está sendo preparado com muito carinho”, frisou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

A participação da Prefeitura de Gurupi na Agrotins é encabeçada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa Inova Gurupi, e também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Comunicação.

Estande da Prefeitura de Gurupi sendo montado na Agrotins – Foto: Divulgação

Talita Ferreira, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que neste ano a Prefeitura de Gurupi leva muitas novidades ao estande na Agrotins. “Além disso, estaremos ali para ouvir a comunidade e apresentar o melhor da nossa cidade. O tema esse ano da Agrotins é muito atual e extremamente importante e estaremos ali para nos atualizar também e nos conectar com esse mundo do agro”, frisou Talita Ferreira.

Empreendedorismo Inovador da Prefeitura de Gurupi na Agrotins

Gurupi: Território da Economia do Conhecimento

Projetos da Carteira CDR Sul

• Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis (TO);
  • Seleção de linhagens de feijão-caupi voltadas para agricultura familiar;
  • Plantas alimentícias não convencionais e flores comestíveis no Sul do Tocantins: resgate histórico, produção e apresentação à população;
  • Implantação de uma Produção de Orquídeas Comerciais em Larga Escala para Abastecimento de Gurupi e região Sul do Tocantins.

Startups

• Ikigai Piscicultura Sustentável – Criação, testagem e validação de tecnologia para o aumento da produtividade no cultivo do peixe, focando nos impactos socioambientais.
  • Nova Planta – Realiza a produção de mudas com produção na biofábrica, utilizando da biotecnologia da micropropagação in vitro.
  • Badu-Kombucha – Produção de chá verde e low carb, baixo teor em açúcar, parece uma bebida doce, com sabor levemente ácido e o aspecto gaseificado.

Agrotins 2023

A 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) ocorre de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional, com o tema Compliance no Agro. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), estima que o volume de negócios este ano supere a marca de R$ 2,5 bilhões e 180 mil pessoas visitem a Feira nos cinco dias de evento.