Saúde|

Por Karla Paz

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde começa a partir desta terça-feira, 16, a oferecer a vacina Bivalente contra Covid-19, em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Lembrando que para este imunizante, o público é de 18 anos ou mais. Além disso, também já foi anunciada a ampliação do público que pode vacinar contra Influenza, agora a partir dos 06 meses de idade.

Arquivo Secom

Para realizar a imunização nos dois casos, a pessoa precisa levar o cartão de vacinação e o CPF. De acordo com a coordenadora de imunização do município de Gurupi, Nara Noleto, estas são estratégias para alcançar um número maior de pessoas possíveis.

“Ainda estamos com baixa procura pelas vacinas em Gurupi e precisamos alcançar a meta de 90% da população imunizada contra estas doenças. É preciso fazer o alerta que apesar de controladas, tanto a gripe influenza, quanto a Covid-19 em casos onde há complicações, pode levar o paciente até ao óbito”, explicou a coordenadora.

“Mais uma vez, peço que nossa população se engaje conosco nesta missão de se imunizar e comparecer às UBSs! É muito importante manter nosso município longe destas doenças. Agora, com esta ampliação esperamos mais adesão em relação às campanhas de vacinação. Vamos contar com a ajuda de todos”, frisou a prefeita Josi Nunes.

“A vacinação contra estas duas doenças é muito importante para reduzir a circulação destes vírus na nossa cidade. A imunização da bivalente agora será como a da influenza, anual. Isso é de extrema relevância, pois os vírus se modificam e a vacina geralmente impede este ciclo. Vale destacar que as vacinas são necessárias porque ajudam a reduzir possíveis complicações das doenças”, ressaltou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.