Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus
A partir de hoje, 29, todas as últimas quintas-feiras de cada mês contarão com reuniões do Grupo de Apoio e Autocuidado para pacientes com hanseníase na Policlínica Luís Santos Filho. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que já começou a avisar sobre o atendimento especial, através dos agentes comunitários de saúde.

Equipe multiprofissional promovendo ações de apoio. /Foto Divulgação

O objetivo é prestar uma assistência mais humanizada que apoie quem está em tratamento e também quem já passou por ele. Para isso, uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo e psicólogo, estará à disposição nesses encontros. São profissionais que já trabalham no Programa de Hanseníase da SEMUS que funciona, além da Policlínica, também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Em todas reuniões será oferecido café da manhã aos pacientes./ Foto Divulgação

“A gente quer proporcionar ao paciente o cuidado mesmo, com a pele, com o psicológico e com questões que envolvem todo bem-estar do usuário do nosso serviço. Neste grupo falamos até sobre os direitos deles. Para deixar de estigmatizar esta patologia que inclusive tem cura e que se descoberta cedo, pode ser resolvida em um tempo mínimo”, explicou Clésia Monteiro, coordenadora do tratamento de hanseníase da Policlínica de Gurupi.

Foto Divulgação

“A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Nas primeiras horas, logo após iniciar o tratamento, ela para de ser transmitida. O importante do diagnóstico e tratamento precoce é para evitar sequelas e assim fazer com que o paciente volte a ter uma vida normal. Mas, mesmo as pessoas que ficaram com sequelas, a gente ainda consegue tratar e administrar medicamentos que favoreçam a qualidade de vida dele”, ressaltou Lívia Cavalcante de Araújo, médica do Programa de Hanseníase da secretaria municipal de saúde.

Foto Divulgação

Sinais e sintomas:
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; – manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; – áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; – caroços e placas em qualquer local do corpo; – diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como tratar?
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Como prevenir?
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.