Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A responsável técnica do Laboratório de Saúde de Gurupi, Delma da Silva Lima, participou neste início do mês de junho, de uma capacitação oferecida pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (LACEN-TO). A temática abordada foi o Diagnóstico Laboratorial e Hanseníase. Também participaram do treinamento representantes dos municípios de Itacajá, Guaraí e Palmas.

Foto Divulgação

Durante o curso, os profissionais biomédicos tiveram reforço de informações sobre todo o processo de coleta da amostra, confecção dos esfregaços em lâminas, coloração dessas, leitura em microscópios e liberação do resultado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

Foto Divulgação

“Só neste ano já tivemos além desta, outras 3 capacitações: malária, chagas e leishmaniose. Tudo isso é muito importante porque traz para o nosso município a padronização das técnicas diagnósticas e o fortalecimento deste diagnóstico. Quanto mais capacitados formos, mais a gente pode oferecer um resultado mais preciso e mais confiável ao nosso programa. Porque o que nós almejamos aqui na Policlínica, junto a nossa coordenadora Ariele Urzedo é buscarmos cada vez mais atender melhor e fidedignamente nossos pacientes”, afirmou Delma da Silva Lima, biomédica e técnica responsável pelo Laboratório Municipal.

Foto Divulgação

“Estes treinamentos que envolvem todas esferas da rede pública de saúde: municipal, estadual e federal são muito importantes para a saúde de forma geral. São padronizações que facilitam e agilizam todo processo de diagnóstico de exames. Desta vez, foi a área laboratorial, mas estamos sempre abrangendo toda saúde municipal nestas capacitações que possam trazer melhorias para nossos profissionais, porque como resultado temos a melhora na ponta, para quem é atendido”, frisou o secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.