Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Mais de 100 mudas de árvores nativas do cerrado foram plantadas às margens da nascente do Córrego Mutuca em Gurupi na manhã desta segunda-feira, 05, durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente. A programação é realizada pela Prefeitura Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

“Nós escolhemos um local estratégico, a represa, que antigamente era uma área isolada em nossa cidade, mas que agora com a construção da Via da Integração vai ficar mais acessível à população. E com esse plantio de mudas nós vamos reforçar a área de preservação permanente (APP)”, afirmou o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha.

A ação contou com participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Cívico Militar Hercília de Carvalho da Silva e também de representantes da BRK Ambiental e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza.

Autoridades e parceiros participaram da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente – Foto: Secom Gurupi

O secretário de Governo, Silvério Filho, representou a prefeita Josi Nunes e destacou que a gestão tem dado uma atenção especial à questão ambiental e tem trabalhado visando incentivar o desenvolvimento sustentável em Gurupi. “A Prefeita tem tido esse cuidado em preservar o nosso meio ambiente, a nossa fauna e flora. E o plantio de mudas aqui na nascente do Córrego Mutuca é de grande valia para que este espaço fique cada vez mais preservado e que possa ser um importante ponto de lazer para a nossa população”, frisou Silvério Filho.

O secretário de Governo, Silvério Filho, representou a prefeita Josi Nunes – Foto: Secom Gurupi

Foram plantadas mudas de ipê rosa, ipê amarelo, flamboyant, jacarandá, acácia e landi, entre outras espécies. Algumas mudas foram doadas pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST). “Hoje, no dia mundial do Meio Ambiente, estamos aqui com estes parceiros plantando estas mudas que vão ajudar a manter a qualidade e a quantidade de água no município. Graças a Deus o nosso município é cheio de água, tem várias nascentes e todas elas estão sendo bem preservadas pela Prefeitura”, frisou Maria Cristina Bueno Coelho, presidente do (CBHSAST).

Maria Cristina Bueno Coelho, presidente do CBHSAST – Foto: Secom Gurupi

“Acho muito importante os alunos saírem da escola para ajudarem a natureza e para que Gurupi seja uma cidade cheia de árvores e de esperança”, disse Guilherme Ribeiro Luz, estudante do 1º ano do ensino médio, que plantou algumas mudas às margens da nascente do Córrego Mutuca em Gurupi.

Alunos da Escola Estadual Cívico Militar Hercília de Carvalho participaram da ação – Foto: Secom Gurupi

Programação Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Soluções para a poluição plástica”, as ações da Semana do Meio Ambiente seguem até esta quarta-feira, 07, e visam ampliar a conscientização para combater a poluição causada pelo plástico.

Amanhã, 06, será realizado um “Pit Stop Ambiental” com distribuição de mudas e palestra educativa, a partir das 14 horas, no Parque Mutuca.

Na quarta-feira, 07, acontece uma sessão de cinema especial, onde alunos dos 4º anos das escolas municipais de Gurupi irão assistir a um filme educativo com temática ambiental, a partir das 14 horas, no Cinema CineX, que fica no Shopping Araguaia.

Entre os parceiros da Semana do Meio Ambiente de Gurupi estão: Energisa, Ecovias Araguaia, Fazendão Agronegócio, Secretaria Municipal de Educação, Cinema Cine X, BRK Ambiental, Escola Estadual Cívico Militar Hercília de Carvalho da Silva, Instituto Presbiteriano Araguaia, Comité de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST).