Gabinete|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

“Nós acabamos de oficializar, depois de 2 anos de conversas e negociações, assinamos agora o contrato. A Infraero irá assumir a gestão do nosso Aeroporto”. Essa é a boa notícia anunciada agora há pouco pela prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que está em Brasília nesta sexta-feira, 02, onde se reuniu com representantes da Infraero formalizando a parceria entre a gestão pública municipal e a empresa.

A Prefeita esteve reunida com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, e com técnicos da empresa que apresentaram uma proposta comercial de serviços técnicos especializados de gestão e operação aeroportuária para o Aeroporto Municipal de Gurupi – Comandante Jacinto Nunes.

Presidente da Infraero e Prefeita de Gurupi, Josi Nunes – Foto: Divulgação

“Ela [Infraero] irá criar todo um plano de desenvolvimento para o nosso Aeroporto e além disso, a nossa perspectiva é que a partir dessa parceria com a Infraero, ela possa também colaborar com Gurupi levando um voo comercial para a nossa cidade. Estou muito empolgada e feliz com mais esta parceria. Eu quero ver o nosso Aeroporto despontar no cenário tocantinense e no cenário nacional”, frisou a prefeita Josi Nunes.

Ela afirmou ainda que o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, deve vir a Gurupi, no próximo dia 19 de junho, para visitar pessoalmente o Aeroporto da cidade. A previsão é que as operações da Infraero à frente do Aeroporto Municipal Comte. Jacinto Nunes aconteçam a partir de 1º de julho deste ano.

Prefeita Josi Nunes se reuniu com representantes da Infraero – Foto: Divulgação

“A Infraero é uma empresa pública do Governo Federal, tem 50 anos de experiência e é uma das 3 maiores operadoras de aeroportos do mundo. Foi um longo período de estudos e muitos debates internos e também com a empresa para chegarmos a esse momento. Trazer a experiência e o know-how da Infraero ao Aeroporto de Gurupi, implantará um novo conceito de serviços aos usuários, reestruturando e modernizando o Aeroporto, facilitando assim a vinda de novas companhias aéreas comerciais, inclusive de cargas, e uma maior movimentação de aeronaves particulares”, finalizou a prefeita Josi Nunes.

Proposta Infraero

A proposta apresentada pela empresa engloba os serviços necessários para gestão administrativa e operação de aviação geral. A gestão administrativa e operacional visa o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do Aeroporto, bem como o atendimento dos requisitos normativos constantes na legislação, regulamentos, normatizações nacionais e internacionais, no que couber, relativos à aviação civil, à infraestrutura e à segurança operacional/aeroportuária.

O prazo de vigência do contrato será de 12 meses e o valor total pela concessão é de R$ 2.015.229,48. “Este recurso está sendo viabilizado pela Senadora Dorinha, que destinou R$ 2 milhões para serem investidos no Aeroporto de Gurupi”, informou a prefeita Josi Nunes.

A Prefeita explicou ainda que o pagamento será feito em parcelas de R$ R$ 167.935,79 e que todo o recurso que for arrecadado mensalmente na operação do Aeroporto é do Município e será utilizado para abater neste valor, a Prefeitura pagará somente a diferença.

Prefeita Josi Nunes se reuniu com representantes da Infraero – Foto: Divulgação