Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a diretoria de Vigilância Sanitária (VISA) do Estado, está sediando a ‘Oficina de Qualificação em Ações de Vigilância Sanitária e Processos de Trabalho para fiscais sanitários municipais da Região da Ilha do Bananal’. A região de saúde da Ilha do Bananal é composta pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O objetivo é qualificar os fiscais sanitários quanto às inspeções sanitárias, gerenciamento do risco sanitário e suas ações orientadoras/educativas, a aplicabilidade das legislações, normatização das leis federais para a realidade das VISAs municipais e fluxos de trabalho visando o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e consequentemente à prevenção, promoção e proteção da saúde da população da região.

Ronaldo Valadares Veras, coordenador de vigilância sanitária de Gurupi.  /Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É muito importante estas capacitações para nós, principalmente para cidades pequenas como a minha, Araguaçu, ter as normas executadas direitinho. Mais uma vez aprendemos muitos, sem falar que qualquer novidade é bem mais explicada, por meio da equipe técnica que veio até nós. Ao todo são 3 dias de muito aproveitamento que vamos levar a campo”, disse seu José Tavares fiscal da vigilância sanitária da cidade de Araguaçu.

Cláudia de Sousa Rezende, técnica da área de descentralização de ações da vigilância sanitária estadual./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A capacitação acontece anualmente, sendo que nesta edição o fiscal sanitário poderá acessar todo o conteúdo ministrado, legislações pertinentes e modelos de documentos, posteriormente, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA da DVISA.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Existe hoje, inclusive, uma portaria onde foram escolhidos 10 municípios do estado do Tocantins, por região de saúde. Então Gurupi, como região de saúde da Ilha do Bananal, sempre vai sediar estes eventos relacionados à vigilância sanitária destas 18 cidades aqui representadas por seus fiscais e coordenadores de vigilância. Eles vão ser orientados durante 3 dias de evento, sobre as ações de vigilância, porque a ANVISA está sempre atualizando a legislação e todos precisam estar cientes destas alterações também”, explicou Ronaldo Valadares Veras, coordenador de vigilância sanitária de Gurupi.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Com estas capacitações esperamos que os fiscais possam melhorar o trabalho durante as fiscalizações. Nosso treinamento hoje foi sobre o processo de licenciamento sanitário. Mas ainda teremos vários outros temas que serão abordados. Isso porque, a Vigilância Sanitária tem um papel muito importante na proteção da saúde pública e do cidadão, pois ela também faz constantes vigilâncias nos estabelecimentos de saúde”, frisou Cláudia de Sousa Rezende, técnica da área de descentralização de ações da vigilância sanitária estadual.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A oficina tem carga horária de 40 horas e está sendo realizada no Auditório do IPASGU, no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, no período das 8h às 12h e das 14h às 18h.