Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG

Foto: SEMEG

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação tem investido na formação dos professores da rede de ensino. Nesse mês de junho, aconteceram várias capacitações dos professores que atuam na Educação Infantil, uma ação que visa garantir a segurança e o bem-estar das crianças.

A capacitação abordou a importância das manobras do socorro pediátrico, cumprindo assim as diretrizes estabelecidas pela Lei Lucas. Nessa primeira fase, participaram cerca de 160 profissionais de 07 unidades de ensino. O treinamento foi ministrado pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade de Gurupi (UNIRG), supervisionados por professores especializados, uma ação que tem fortalecido a parceria entre a instituição de ensino superior e o município. A iniciativa é um passo fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, nas escolas.

Os alunos do curso de enfermagem da UNIRG se engajaram no projeto, disponibilizando seu conhecimento teórico e prático para auxiliar os educadores na compreensão das técnicas de socorro pediátrico. A Secretaria Municipal de Educação de Gurupi reforça seu compromisso com a formação continuada de seus profissionais e com a segurança das crianças nas escolas municipais. Essa parceria com a UNIRG é um exemplo bem-sucedido de cooperação entre instituições, visando aprimorar a educação e proporcionar segurança para o desenvolvimento dos estudantes.

O secretário municipal da educação, professor Davi Abrantes, ressaltou que ao investir na capacitação dos educadores, a iniciativa contribui para um ambiente escolar mais seguro e aumenta as chances de salvar vidas. “Essa colaboração entre a UNIRG e a rede municipal de ensino reforça o compromisso das instituições com a segurança e a saúde das crianças. O conhecimento e as habilidades compartilhadas pelos acadêmicos de Enfermagem desempenham um papel crucial na preparação dos professores para responderem efetivamente a situações críticas dentro das escolas”, disse.

Lei Lucas

A Lei Lucas, sancionada em 2019, determina a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas de educação básica públicas e privadas em todo o país. A legislação foi criada após o trágico falecimento do menino Lucas, de apenas 10 anos, vítima de uma reação alérgica a um alimento durante o horário escolar.

Durante o treinamento, os professores aprenderam técnicas de primeiros socorros específicas para crianças, abordando situações de emergência mais comuns nessa faixa etária, como engasgamentos, quedas, cortes, reações alérgicas e outras ocorrências que podem requerer intervenção imediata.

A iniciativa também promoveu uma maior conscientização sobre a importância dos primeiros socorros no ambiente escolar. Os professores agora estão mais capacitados para lidar com situações de emergência e, assim, poderão agir prontamente, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças em seu cuidado.