Desenv. Econômico, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta terça-feira, 11, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou o lançamento do Plano Safra 2023-2024 na agência do Banco do Brasil da cidade, que anunciou o volume de recursos disponíveis para atender a próxima safra. O Plano é um conjunto de políticas elaboradas anualmente pelo governo Federal e voltadas à produção rural. Participaram ainda do lançamento produtores rurais, empresários e lideranças do agronegócio.

Em sua participação, a prefeita Josi Nunes reforçou a importância do agronegócio para a economia da região e enalteceu o papel das instituições financeiras. “Muito grata pelo convite e por conhecer um pouco mais sobre o quanto de recursos estão disponíveis para dar sustentabilidade aos projetos do agronegócio na nossa cidade. Essa área tem sido fundamental para o crescimento econômico local, e Gurupi está cada vez mais atrativa para os empreendedores, graças ao olhar da nossa gestão, voltado ao empresariado e as parcerias que fazemos com quem quer investir aqui”, relatou.

O gerente da agência, Dannerly Noronha, destacou que o Banco do Brasil irá destinar R$ 240 bilhões para o financiamento da Safra 2023/2024 no país. O volume é 27% superior ao da safra passada.

Deste montante, os agricultores familiares e médios produtores contarão, inicialmente, com R$ 48 bilhões, enquanto a agricultura empresarial terá R$ 139 bilhões. Para o custeio, será destinado R$ 121 bilhões. Já as operações de investimento, que levam tecnologia ao campo, receberão R$ 42 bilhões. Outros R$ 24 bilhões estão destinados para comercialização e industrialização, enquanto que títulos, crédito agroindustrial e giro terão R$ 53 bilhões.

Noronha citou ainda que somente na praça de Gurupi, na safra passada, foram injetados R$ 240 milhões pelo banco, que representou um percentual de 55% do recurso total que foi emprestado ao agronegócio em Gurupi e região. Para esta safra, a expectativa é aumentar pelo menos 30% deste valor para ser injetado na economia regional.

“Nossa expectativa é ultrapassar esses R$ 240 milhões da última safra em Gurupi, para isso, nosso banco vai estar de portas abertas para atender os nossos clientes, ajudar a comunidade e mostrar a força que o Banco do Brasil tem no agronegócio para que possamos cada dia mais alavancar os negócios aqui na região e fortalecer esse ciclo que é tão importante”, afirmou o Gerente.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi