Infraestrutura|

Por Josy Donato – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou nesta sexta, 07, a implantação do sistema de drenagem no bairro Cajueiro. A obra está sendo realizada no final da Avenida Pará com a Rua 14, que foi interditada e deve ser liberada ao fim do dia.

Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo Garcia, as obras de drenagem no bairro vão abranger, além do trecho da Avenida Pará, as ruas: Natal, Jonas Alves Lustosa, Raimundo Souza Dourado, Luiz Alves Lustosa e Etelvino Alves.

A Prefeita Josi Nunes destacou a importância da implantação do sistema de drenagem. “O investimento neste sistema de drenagem é de fato uma prioridade da nossa gestão, pois todos os anos no período chuvoso a cidade enfrenta problemas de alagamento causando transtornos para a população, apesar de ser uma obra invisível quando pronta, é uma obra estruturante e importante inclusive, para promover a saúde pública da nossa população”, pontuou a Prefeita.

A obra

A finalidade é resolver o problema da captação de águas pluviais nessas regiões e também faz parte da construção da Via da Integração Governador Siqueira Campos, que está sendo realizada com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no valor de 24 milhões. Além do Cajueiro, o sistema de drenagem será implantado também em pontos críticos do bairro São Paulo e da Avenida Beira Rio.

A interdição e liberação das ruas serão feitas diariamente, conforme as obras forem avançando. “Se tudo correr bem, não acontecer nenhum problema com o ramal de água ou de esgoto da BRK, o serviço deve avançar 20 a 30 metros por dia e devem durar cerca de três meses”, explicou Garcia.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O sistema de drenagem está sendo feito através de canalização com o uso de manilhas de um metro e de um metro e meio de diâmetro interno, com capacidade de suprir a vazão de água, que fará o desvio das águas das chuvas.

A Secretária da Infraestrutura, Juliana Passarin, ressaltou que essa é uma das prioridades da gestão da Prefeita Josi Nunes para trazer mais segurança e conforto aos moradores. “Também uma prioridade da gestão da Prefeita no município de Gurupi, é a questão da drenagem e por isso a Secretaria da Infraestrutura está investindo mais de 13 milhões nessas obras, sendo que no Cajueiro serão investidos mais de R$ 3 milhões”.

Via de Integração

A via em construção representará um marco para Gurupi, pois ligará as regiões Leste e Oeste do Município, e pela relevância, receberá o nome de Via da Integração Governador Siqueira Campos, conforme anunciado pela Prefeita Josi Nunes na última quarta, 05, como homenagem póstuma ao ex-governador.