Assistência Social, Juventude e Esportes|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 03, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, promoveu a solenidade de formatura das primeiras turmas do Espaço 4.0. O evento marcou a entrega dos certificados para 150 jovens que concluíram os cursos de Manuseio e Manutenção de Impressoras 3D, Informática Básica e Intermediária, além de Conserto de Notebooks e Computadores.

Os cursos oferecidos pelo Espaço 4.0 têm como objetivo capacitar os jovens nas áreas de tecnologia e informática, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Com a conclusão dos cursos, os formandos estão mais preparados para atuar nas áreas relacionadas, contribuindo para o fortalecimento da economia local e o progresso da comunidade.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes, que representou a prefeita Josi Nunes, ressaltou a importância da qualificação profissional dos jovens para o desenvolvimento da cidade e destacou o compromisso da gestão municipal em investir na formação e capacitação da juventude, oferecendo oportunidades de crescimento e inserção no mercado de trabalho. “A qualificação dos jovens é um fator determinante para seu sucesso no mercado de trabalho, e investir em educação e capacitação é uma maneira de garantir um futuro promissor e oportunidades de crescimento para os jovens”, destacou.

O diretor de Juventude, Fernando Novais, enfatizou a relevância de proporcionar oportunidades aos jovens, bem como qualificar a mão de obra local. Ele ressaltou que o Espaço 4.0 é um espaço inovador, equipado com tecnologias de ponta, que visa preparar os jovens para as demandas atuais do mercado de trabalho, promovendo a inclusão digital e incentivando o empreendedorismo na cidade.

“É uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Gurupi, que proporciona aos jovens acesso a tecnologias avançadas e conhecimentos práticos nas áreas de impressão 3D, informática e manutenção de dispositivos eletrônicos. Essas competências são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual, e a formação oferecida pelo Espaço 4.0 visa preparar os jovens para as demandas e desafios do mundo profissional”, destacou.

Formando do curso de Manutenção de Impressoras 3D, Luis Pedro Fonseca de Assunção, de 16 anos, comentou que a capacitação é uma ótima oportunidade para o início da vida profissional. “Esse curso é uma novidade aqui para nossa região, então não perdi a oportunidade e me inscrevi, pois é uma área muito boa e que gosto muito na área da tecnologia”, relatou. A Geovana Ferreira, 17 anos, também recebeu certificado e comemorou a conclusão do curso. “Muito feliz em receber esse certificado, o curso foi muito bom, porque estão surgindo novas tecnologias e a impressão 3D é uma delas, e isso vai acrescentar muito ao meu currículo”, disse.

Espaço 4.0

As ações do Espaço 4.0 são realizadas pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O projeto é executado pela Prefeitura de Gurupi juntamente com o com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e visa proporcionar aos jovens oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mercado de trabalho.

Gurupi foi pioneira na implantação e execução do Espaço 4.0 na região Norte do Brasil, graças ao empenho da gestão da prefeita Josi Nunes e da parceria com o deputado federal Carlos Gaguim, que articularam em Brasília a adesão do programa na Capital da Amizade.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Rodrigo Maciel; Matheus Monteiro e Jair do Povo; a gerente do Senai de Gurupi, Nubia Almeida; e o presidente do Instituto Gratidão Tocantins, Dida Moreira.