Destaque, Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG
Fotos: SEMEG

Retomar os estudos, depois de um longo período fora da sala de aula, muitas vezes é difícil e cheia de desafios. Mas quem decide trilhar um novo caminho nos estudos, tem a oportunidade de escrever um novo capítulo com a EJA – Educação de Jovens e Adultos. A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação essa modalidade na rede municipal de ensino, que contempla desde a alfabetização até o 9º ano do ensino fundamental. As matrículas seguem até esta sexta-feira, 28. São mais de 180 vagas disponíveis para esse segundo semestre. Cada segundo conta nessa jornada de transformação, em que nunca é tarde para recomeçar e trilhar o caminho da realização pessoal e profissional.

Foi essa oportunidade que fez Rayane Araújo Dias, de 28 anos de idade, romper todos os obstáculos e trilhar um novo caminho, voltando para a escola. Ela viu na Educação para Jovens e Adultos (EJA), a chance de voltar a estudar e conseguir seguir o caminho em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho. Mas até isso acontecer, por mais de 10 anos enfrentou adversidades e a pausa nos estudos aconteceu depois que ela teve o primeiro filho, ainda com 14 anos de idade. Agora, com os filhos mais crescidos, ela pode sonhar novamente em terminar os estudos e conquistar um futuro melhor. Rayane quer concluir os estudos, fazer um curso técnico e abrir as portas para um horizonte repleto de possibilidades.

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Assim como ela, outras tantas histórias inspiradoras existem nas salas de aulas da EJA, na Escola Municipal Odair Lúcio, onde atualmente funciona essa modalidade, no período noturno para quem deseja concluir o ensino fundamental. Para o secretário municipal da educação, Professor Davi Abrantes, conseguir concluir os estudos é vislumbrar um caminho de oportunidades. “Terminar os estudos é mais do que uma simples meta, é a chave que abre as portas para novos horizontes, oportunidades e uma vida repleta de realizações. A EJA é a chance de reescrever a própria história e dar um passo significativo em direção a um futuro promissor”, disse.
Juntos, podemos fortalecer a importância da educação e do aprendizado contínuo, impulsionando a sociedade rumo a um futuro mais próspero.

Matrículas

A matrícula pode ser feita presencialmente na secretaria da Escola Municipal Odair Lúcio (que fica na avenida Minas Gerais, esquina com a rua 20), ou pelo site (basta pesquisar no google: Matrículas Gurupi).

É preciso ter em mãos, os seguintes documentos: certidão de nascimento, RG e CPF, comprovante de endereço com CEP da rua, cartão do SUS, título eleitoral (maiores de 18 anos), cartão de vacinação e foto 3X4. Em caso de dúvidas entre em contato com equipe da Inspeção Escolar (63) 3301-4378 ou 3301-4321 (em horário comercial).