Assistência Social, Cultura e Turismo, Destaque, Educação, Juventude e Esportes, Saúde|

Por Josy Donato

Nesta segunda-feira, 28, foi a vez da Escola Municipal José Pereira da Cruz, da Vila São José, receber as ações do projeto Gurupi pela Primeira Infância. As atividades iniciaram às 10h com vacinação para as crianças (as que foram autorizadas pelos pais responsáveis), seguida de orientação sobre saúde bucal, entregas de kits de higiene oral e muitas brincadeiras envolvendo música, formas, diversão com sombras e aquelas tradicionais de ruas, muitas vezes esquecidas por conta da era digital: amarelinha, pular corda, pique pega, dentre outras.

“ São diversas ações com o intuito de melhorar os indicadores dessa faixa etária, e esta parceria com nossas escolas é muito importante para a eficiência desse projeto, para alcançar nossas crianças e seus pais ou responsáveis, inseri-los nestas atividades e

orientá-los sobre tudo o que temos em nosso município para atender e melhorar a qualidade de vida dessas crianças desde o ventre das mães”, salientou a Prefeita Josi Nunes durante seu momento de conversa com os pais.

As crianças participaram também de um momento de reflexão sobre a importância de ter amigos, em formato lúdico voltado para a faixa etária (01 a 06 anos), com direito a música e pinturas nos rostos. Elas se divertiram com todas as atividades, mas o que mais chamou a atenção da maioria foi a apresentação do Leão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Valentina se divertiu bastante. Foto Lino Vargas-Secom Gurupi

“ Ele é muito lindo e grande, hoje foi um dia muito divertido”, disse Sara Alves de Castro, de 6 anos, correndo em seguida para abraçar e tirar foto com o personagem. A pequena Valentina Faria de Bispo, também de 6 anos, estava encantada. “ É muito legal, também gostei de pintar meu rosto e de brincar com as formas”.

Pais e responsáveis

As atividades voltadas para os pais iniciaram por volta das 13 horas com uma roda de conversa com a gestora do Cadastro Único e Bolsa Família, Daiane Silvina, que falou sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que provê  um salário mínimo a pessoa com deficiência ou que autistas que vivem em situação de risco social.

A estudante Lucimar de Faria Oliveira, mãe da Valentina, aprovou as ações do projeto. “ É muito importante essa ação pois é mais uma maneira de trazer os pais para dentro da Escola e também um momento de aprendermos sobre diversos temas importantes para os nossos filhos que estão nessa faixa etária de até 6 anos e de estarmos mais antenados nas ações do município que envolve eles”.

A depiladora, Maria do Espírito Santo, é responsável pelo netinho de 5 anos que estuda na unidade e aproveitou para colocar em dia a vacinação dela e do garoto. “ É muito interessante esse projeto, pois integra a escola aos pais e responsáveis, uma oportunidade para ter esse envolvimento, e já aproveitei tomei duas vacinas e autorizei meu netinho tomar a da gripe”, contou.

Escola

A diretora da Unidade, Luiza Barros, parabenizou a Prefeita pela ação. “ É muito relevante essas atividades para a primeira infância, e eles receberam tanto hoje, puderam cuidar da saúde, se divertirem com a recreação, são ações que vêm para somar, é quando esse pais tem esse contato direto com a escola, com a Prefeita, e quero agradecer o carinho que a Josi tem pela educação, pois nessa gestão foi onde nossas escolas foram notadas e têm sido valorizadas”, expressou a Diretora.

O projeto

A iniciativa visa contribuir na promoção de ações para a melhoria dos indicadores dessa faixa etária e faz parte do Pacto Nacional pela Primeira Infância. Em Gurupi é realizado pela Prefeitura, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parcerias com as secretarias Municipais de: Assistência Social e Cidadania, Cultura e Turismo, Educação, Juventude e Esporte, Saúde e também com o Tribunal de Contas do Estado.

A previsão é abranger todas as unidades escolares do Município que atendem crianças de 01 a 06 anos, realizando as ações durante uma semana a cada mês até dezembro.

As escolas que receberão o projeto esta semana são: Escola Municipal Vila Nova (29/08); Escola Municipal Elizeu de Carvalho (30/08); e Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim (31/08). Nos meses de setembro a dezembro serão realizadas nas demais escolas.