Desenv. Urbano, Destaque|

Por Josy Donato-Secom Gurupi

“ Agora sim eu sou dona, dona da minha casa e estou muito emocionada de estar aqui recebendo o documento da minha casinha”. Essa fala emocionada é da aposentada, Helena Maria Rios Lopes, que há cerca de 10 anos esperava pela regularização da propriedade onde vive. Ela e mais 62 famílias receberam, na noite desta segunda-feira, 28, as escrituras dos imóveis onde vivem.

Uma ação da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref).  63 moradores dos setores Vila Independência e da Avenida Alameda Sumaré que fica no bairro Bela Vista foram contemplados com o Programa Escritura Gurupi.

A prefeita Josi Nunes destacou que essa ação garante mais do que segurança jurídica aos beneficiários, promove também a dignidade e ainda ajuda no desenvolvimento da cidade. “ Essas famílias viviam até então uma situação de incerteza, de insegurança, não podiam por exemplo: transferir a casa para os herdeiros ou colocar o imóvel como garantia para terem acesso a um financiamento, uma série de problemas que agora foram resolvidos, pois são hoje de fato donas dos seus imóveis. Nós buscamos essa parceria entre a Prefeitura, o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado por meio do Nupref e conseguimos tornar isso possível e vamos regularizar muito mais imóveis em nossa cidade”, garantiu a prefeita.

Todo o processo tem custo zero para os beneficiários, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite e completou: “Nós criamos o programa “Escritura Gurupi” que tem o objetivo de acelerar o processo de regularização fundiária em nossa cidade, pois sabemos que têm muitas famílias, uma boa parte há mais de 20 anos, sonhando em terem seus imóveis regularizados e vamos continuar trabalhando para garantir esse direito social a todos os cidadãos que tiverem direito”.

Beneficiados

Maria Helena Rios, comemorando a filha. Foto Lino Vargas

A aposentada Maria Helena Rios fez questão de agradecer a Prefeita. “ Olha quando a Josi ganhou para Prefeita eu falei, agora vai dá certo, pois teve gestão que entregou para nós documento provisório e não adiantou nada, e hoje esse sonho se realizou. É muita emoção”, disse.

O mestre de obras, Adailton Pacheco, morador do Residencial Vila Independência, também expressou sua felicidade. “ Agora é nosso mesmo, depois de anos esperando conseguimos e somos muito gratos a Prefeitura e todos que se empenharam em fazer isso acontecer”, agradeceu.

José Batista e a esposa estavam radiantes de felicidade com a escritura em mãos. Foto Lino Vargas

Morador da Avenida Alameda, José Batista, lembrou a trajetória e luta dele e dos moradores da região. “ São 14 anos buscando por essa regularização, já recebemos até intimação para deixar nossos lares, e quando a Josi assumiu fomos atrás do apoio dela e graças a Deus hoje estamos aqui comemorando”, ressaltou.

A solenidade de entrega foi realizada no auditório da Casa do Empreendedor e contou com a presença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal, do juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães; do presidente do Tocantins Parcerias de Aleandro Lacerda, Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, da desembargadora Etelvina Maria Sampaio e de secretários e vereadores do Município.

Selo Bronze

Na ocasião, o Município de Gurupi recebeu o Selo de Responsabilidade Social “Quem Regulariza Dignifica”,  entregue a Municípios e cartórios extrajudiciais que atuam na regularização fundiária no âmbito do Estado do Tocantins.