Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social e Cidadania realizou em um dia transformador para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I): Dia da Beleza e autocuidado. O evento aconteceu nesta quinta-feira,31, no Centro de Integração e Promoção Humana de Gurupi.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Profissionais de saúde, assistentes sociais e alunos do Centro e do CAPS se uniram para proporcionar esse dia de beleza. Através de cuidados estéticos, como cortes de cabelo, manicure, pedicure, designer de sobrancelhas entre outros atendimentos de beleza, os pacientes tiveram a oportunidade de valorizar o autocuidado e assim melhorar a autoestima.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu faço meu tratamento de saúde no CAPS. Eu acho isso tudo aqui muito bom, porque até na hora de lavar meu cabelo eu fico muito bonita. Esta é a segunda vez que venho aqui e toda vez eu gosto muito. Eu tiro a sobrancelha e faço todo tratamento do meu cabelo”, disse Gerusa Pereira da Silva, usuária do CAPS I.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“O impacto desse dia de beleza vai além das expressões de gratidão nos rostos dos pacientes. Ele representa uma mudança de perspectiva, uma chance de destituir estigmas e de criar um ambiente onde o bem-estar mental e emocional são prioridades. A colaboração entre as secretarias demonstrou que quando diferentes setores se unem, o poder de transformação é multiplicado. Ainda estão previstos muitos outros dias como este, porque são pacientes que merecem uma atenção toda especial da nossa gestão”, explicou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“A beleza é mais do que apenas aparência exterior. No evento, essa verdade foi vivenciada. Conversas significativas, sessões de aconselhamento e atividades terapêuticas complementam os tratamentos físicos. Cada interação foi uma oportunidade de mostrar aos pacientes que eles são valorizados, dignos de atenção e merecedores de autocuidado”, disse Renato de Jesus, assistente social do CAPS I.

“O mais importante na gestão da prefeitura Josi Nunes é isso, é criar elos as secretarias para levar o que há de melhor para o cidadão gurupiense. A gente tem conseguido chegar mais longe através das parcerias e com isso muitas pessoas são beneficiadas , são atendidas e o CAPS entra aí com a questão do tratamento e acompanhamento e nós da Assistência Social trazemos qualidade de vida para eles, quando cuidamos da beleza, quando cuidamos da autoestima deles”, destacou Cristina Donato, secretária de Assistência Social e Cidadania de Gurupi.