Destaque, Educação|

Por Fabíola Selis – Ascom SEMEG

Fotos: Divulgação

O cenário educacional ganhou novas perspectivas no 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins, em Palmas, sob a organização do Poder Judiciário. A prefeitura de Gurupi esteve presente neste evento, evidenciando o compromisso da cidade com um ensino transformador.

O encontro reuniu nomes importantes do campo judiciário, psicólogos e educadores para discutir a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas. O secretário municipal da educação, professor Davi Abrantes, ressaltou que “a Justiça Restaurativa na Educação nos convida a repensar como lidamos com conflitos, enfatizando a importância do diálogo e da aprendizagem mútua.” A prefeita Josi Nunes destacou que a presença de representantes de Gurupi, em um evento como esse, “reforça a nossa preocupação, enquanto gestores públicos, com os caminhos que devem seguir nossa sociedade. E que para isso, precisamos cada vez mais incorporar em todas as nossas ações, os valores de respeito e responsabilidade. A participação da gestão de Gurupi ressalta a necessidade de uma educação que vai além dos livros, cultivando valores que moldarão o futuro da comunidade.”

O evento contou com a participação da coordenadora de Programas e Projetos, Jessica Sarah Campos, da diretora da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Glades Regino de Lima, do diretor da Escola Municipal Gilberto Rezende, Arizomar dos Santos Sousa, do diretor da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, Ricardo Pereira de Oliveira e da orientadora educacional da Escola Municipal Professor Joel Ferreira, Mônica Borba da Silva.

O Encontro

O Encontro destacou a abordagem prática e eficaz para nutrir ambientes escolares mais harmoniosos e formar cidadãos conscientes. E teve como objetivo, promover a reflexão a respeito da Justiça Restaurativa na Educação e promover a compreensão e conscientização sobre os princípios e valores dessa iniciativa na escola. Nas palestras foram apresentados temas, como a “Potência da Justiça Restaurativa na Educação”, ministrada pela norte-americana Kathy Evans – Ph.D em Psicologia Educacional. Já a palestrante norte-americana Eboni Rucker – Educadora e membra do Chicago City Wide Restorative Justice Comittee, abordou o tema “Transformando Conflitos em Oportunidades de Crescimento – Uma Experiência de Chicago” e encerrando o ciclo de palestras, o norte-americano João Salm, que é professor associado de justiça criminal na Governors State University em Chicago, e Ph.D pela Escola de Justiça e Investigação Social da Arizona State University, abordou o tema “O Duto Escola – Prisão na Experiência Norte Americana.” Na programação do evento foram realizadas no total 11 palestras, 2 Pitch de boas práticas, 4 painéis, 1 sala temática e 1 plenária.