Destaque, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta quinta-feira, 31, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, esteve presente na inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Gurupi, em solenidade realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). As novas instalações, situadas no Park Filó Moreira, região Sul da cidade, unem-se a outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais na mesma localidade.

A prefeita Josi Nunes enfatizou a importância do Ministério Público como um órgão fundamental na defesa dos direitos da sociedade e do estado democrático de direito. Ela destacou que, após mais de duas décadas de atuação na antiga sede, o Ministério Público cresceu e necessitava de uma estrutura mais ampla e moderna, especialmente em uma área que abriga vários outros órgãos públicos, tornando os serviços mais acessíveis aos cidadãos. “Esta nova sede é um marco para Gurupi e para a nossa comunidade. O Ministério Público desempenha um papel crucial na garantia da justiça e na proteção dos direitos dos nossos cidadãos. Agora, eles têm uma estrutura condizente com a relevância de sua missão”, disse.

Prefeita Josi Nunes e o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, ressaltou a importância da nova sede, que proporciona condições mais adequadas de trabalho aos membros do Ministério Público e conforto aos que buscam os serviços da instituição. Ele enfatizou que essa é uma conquista significativa não apenas para o Ministério Público, mas sobretudo para a população de Gurupi. “A nova sede representa um grande avanço não só para o Ministério Público, mas principalmente para a população de Gurupi, que agora será ainda melhor recebida e acolhida com as novas instalações, fizemos questão de termos uma estrutura humanizada, com acessibilidade, para que possamos atender da melhor maneira possível toda a sociedade”, afirmou.

A nova sede

Com 1.643 metros quadrados de área construída, a nova sede apresenta uma arquitetura moderna, arrojada e funcional, projetada para atender de forma adequada e eficiente o fluxo de trabalho da Comarca. Além disso, o imóvel prioriza a acessibilidade, a sustentabilidade e a criação de espaços humanizados, incluindo uma brinquedoteca e uma sala de amamentação, bem como mobiliário novo e moderno. O novo prédio também conta com um sistema de geração de energia solar, contribuindo assim para a sustentabilidade e economia de recursos.

Com 10 Promotorias de Justiça, a nova sede em Gurupi também atende aos municípios de Aliança do Tocantins, Sucupira, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Crixás do Tocantins e Dueré, beneficiando cerca de 110 mil pessoas.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Park Filó Moreira

A área do Park Filó Moreira está localizada na entrada Sul de Gurupi e abriga órgãos públicos. Além do Ministério Público, as sedes do Instituto de Previdência Social de Gurupi (Gurupiprev) e do Centro de Atividades do Sesc já funcionam no Park. Além disso, estão sendo construídas as novas sedes do Fórum e da Câmara Municipal de Gurupi. Futuramente, sedes de outros órgãos também estão previstas para serem construídas na região.